História e historiografia da educação especial brasileira: um balanço da produção em artigos científicos (2015-2020)

Autores

Palavras-chave:

História da Educação, Educação Especial, Historiografia da Educação, Difusão e circulação do conhecimento, Produção científica

Resumo

O texto apresenta um balanço da produção em artigos científicos de abordagem histórica sobre a Educação Especial brasileira, publicados entre 2015 e 2020, e identificados no Portal de Periódicos da Capes, no Google Acadêmico e em revistas especializadas. O trabalho contribui, de modo geral, com os campos de pesquisa da História da Educação e da Educação Especial e, mais especificamente, com as histórias das políticas de educação, das práticas pedagógicas e da formação de professores. Oferece um roteiro temático ao identificar, concentrar, categorizar e sistematizar os dados quantitativos e qualitativos dos 82 artigos localizados, além de contribuir para a circulação e a difusão desse conhecimento. Entre os desafios da pesquisa está a sua natureza multi e interdisciplinar.


Palavras-chave: história da educação, educação especial, historiografia da educação, difusão e circulação do conhecimento, produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Luísa de Miranda Cardoso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Socais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, na linha de pesquisa: Educação, Cultura, Política e Cidadania. Pesquisa sobre a História da Educação e das Políticas de Educação Especial.

Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem – LEEL

Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Educação, Sociedade e Região



Publicado

2022-08-30

Como Citar

Cardoso, F. L. de M., & Martínez, S. A. (2022). História e historiografia da educação especial brasileira: um balanço da produção em artigos científicos (2015-2020). Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113783

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo