Educar é civilizar: a pedagogia dos periódicos e dos panfletos políticos da Independência do Brasil (1821-1824)

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Cívica, Educação e Independência, Panfletos Políticos, Periódicos, Civilização

Resumo

Entre 1821 e 1824, uma grande circulação de impressos tomou conta do Rio de Janeiro, procurando esclarecer a população sobre os significados dos novos termos associados às ideias daquele momento. Tornavam-se instrumentos de intervenção naquilo que seus autores concebiam como um espaço público. Busca-se, então, identificar o sentido das mensagens que traziam; esclarecer a retórica de argumentação a que recorriam; e, apontar os fatores que limitaram ou inviabilizaram o alcance do que pretendiam.

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Biografia do Autor

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves (Brasil), Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular de História Moderna do Departamento de História da UERJ

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Bastos Pereira das Neves (Brasil), L. M. (2021). Educar é civilizar: a pedagogia dos periódicos e dos panfletos políticos da Independência do Brasil (1821-1824). Revista História Da Educação, 25, e106175. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106175

Edição

Seção

Dossiê "Independência e instrução no Brasil, Chile e nos Estados Unidos da América"