Cultura escolar prescrita para as classes secundárias experimentais de Porto Alegre (1959)

Autores

Palavras-chave:

Ensino Secundário, Classes Secundárias Experimentais, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo pretende compreender a cultura escolar prescrita nos planos curriculares enviados para o MEC, em 1959, para autorização de classes secundárias experimentais em algumas escolas de Porto Alegre (RS). As escolas públicas propuseram dois percursos distintos com núcleos de disciplinas obrigatórias e optativas. A escola privada, direcionada para o sexo feminino, definiu apenas um percurso escolar, constituído por disciplinas obrigatórias e optativas, além da participação em clubes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Topanotti dos Santos de Mello (Brasil), UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Formada em Psicologia e Pedagogia - Orientação Educacional. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Norberto Dallabrida (Brasil), UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor em História Social pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Topanotti dos Santos de Mello (Brasil), J., & Dallabrida (Brasil), N. (2021). Cultura escolar prescrita para as classes secundárias experimentais de Porto Alegre (1959). Revista História Da Educação, 25, e102759. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/102759

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo