Novas demandas para as empresas de projeto de edifícios
Palavras-chave:
Normas de desempenho, sustentabilidade ambiental, modelagem da informação da construção, gestão, empresas de projeto.Resumo
Desempenho, sustentabilidade ambiental de edifícios e BIM (Building Information Modeling) são assuntos em evidência no subsetor Edificações. A proposta deste artigo é analisar as características e o posicionamento de um grupo de sete empresas de projeto de edifícios da cidade de São Paulo, participantes de um programa dedicado ao desenvolvimento gerencial de empresas de projeto, frente a estas novas demandas, em sua interação com o mercado e clientes. O método de pesquisa utilizado nessa fase foi a pesquisa-ação, sendo este dividido em duas fases. A Fase 1 teve como objetivo verificar se as demandas estavam sendo consideradas pelas empresas, e intervir para evidenciar a importância de considerá-las estrategicamente, na busca de sua preparação para atender o mercado. A Fase 2 de pesquisa consistiu em aplicação de um questionário, para realizar uma verificação pós-intervenção dos pesquisadores sobre o posicionamento das empresas em relação a essas demandas. Apesar de reconhecer os pontos a trabalhar referentes às demandas, parte das empresas insiste em uma postura passiva diante delas. Recomenda-se que as empresas de projeto trabalhem o seu planejamento estratégico e definam a sua atuação, considerando seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Recomenda-se ainda que estas empresas avaliem se estão preparadas para atender as referidas demandas e a necessidade de introduzir melhorias, tais como a alteração de seus processos, capacitação, treinamento interno e equipamentos, além de parcerias com os clientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621