Avaliação quantitativa do impacto das inundações no funcionamento da infraestrutura crítica de transporte
Palavras-chave:
Inundações urbanas, Efeitos em cascata, Infraestrutura crítica de transporte, Resiliência urbanaResumo
As inundações urbanas são eventos capazes de gerar falhas em infraestruturas, desencadeando efeitos em cascata. Isso ocorre devido à interdependência entre as diferentes infraestruturas críticas (IC), responsáveis por fornecer bens e serviços essenciais, como a de transporte. Nesse sentido, este trabalho busca avaliar o impacto das inundações no funcionamento da IC de transporte, visto que a manutenção do sistema em funcionamento é um dos pilares da resiliência urbana, pela possibilidade de continuar acessando serviços de apoio e prestando socorro. Para isso, é utilizado o Índice de Integridade do Sistema de Transporte, composto por três indicadores: (i) Severidade do Impacto nas Vias; (ii) Redução de Velocidade; e (iii) Dificuldade de Acesso e Interrupção do Tráfego Ferroviário. O índice foi aplicado à bacia do Rio Acari, no Rio de Janeiro, considerando a situação atual e um cenário de projeto, com medidas corretivas para falhas de drenagem. Os resultados demonstraram o impacto significativo das inundações na IC de transporte, com o cenário de projeto apresentando um valor cerca de 65% superior ao da situação atual, na escala da bacia. Entretanto, ficou evidente a necessidade de implementar medidas adicionais para aumentar a resiliência deste sistema, principalmente com a criticidade observada na escala local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621