Barras de aço coladas em madeira compensada e LVL de paricá
Palavras-chave:
Ligações coladas, barra de aço, paricá, madeira compensada, madeira laminada coladaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho mecânico de ligações com barras de aço rosqueadas coladas com dois adesivos diferentes em madeira compensada e LVL de paricá com vista ao seu uso estrutural. Foram realizados ensaios de tração axial em 90 corpos de prova com barras de 6,35 mm de diâmetro, coladas com os adesivos epóxi (EPX) e poliuretano à base de óleo de mamona (PUR), com comprimentos de ancoragem correspondentes a 10, 12,5 e 15 vezes o diâmetro das barras. Os resultados obtidos permitiram concluir que o aumento do comprimento de ancoragem provocou um acréscimo não linear da capacidade de carga das ligações com EPX, as ligações com EPX apresentaram maiores cargas de ruptura, sendo os seus valores superiores aos carregamentos de cálculo obtidos pelas normas NBR 7190-1 (ABNT, 2002a) e NBR 8800 (ABNT, 2008) e as ligações com PUR apresentaram os menores valores de ruptura, provocado pela insuficiente interação físico-química entre o adesivo e a madeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621