Madeira plástica utilizando polipropileno e resíduos de beneficiamento de madeira para construção de decks
Palavras-chave:
Madeira plástica, Polipropileno, Farinha de madeira, Engenharia Civil, DeckResumo
A exploração comercial de madeira natural na construção civil gera impactos ambientais significativos, especialmente pelo desmatamento. Uma alternativa sustentável é a produção de madeira plástica, um compósito formado pela incorporação de cargas de reforço em matrizes poliméricas, amplamente utilizado na construção de decks. Este estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade do uso de polipropileno virgem e resíduos de beneficiamento de madeira na produção de madeira plástica, buscando reduzir os impactos ambientais da exploração de madeira natural. Foram produzidas amostras com diferentes proporções de carga, utilizando processos de homogeneização, extrusão e compressão a quente. A adição de até 30% de farinha de madeira ao polipropileno resultou em melhorias substanciais nas propriedades mecânicas, especialmente em flexão, com aumento da rigidez e redução da deformação. Esses resultados são promissores, considerando que a principal aplicação da madeira plástica, os decks, está sujeita a esforços de flexão. Além das vantagens mecânicas, o compósito desenvolvido apresenta uma aparência visual semelhante à da madeira natural, em termos de textura e tonalidade, facilitando sua aceitação no mercado como uma alternativa estética e ecologicamente sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621