Práticas sustentáveis no setor da construção

um panorama de empresas atuantes no Brasil e suas contribuições para alcance dos ODS da ONU

Autores

  • Isaias de Oliveira Barbosa Júnior Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Vitor William Batista Martins Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Renato Martins das Neves Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Alcebíades Negrão Macêdo Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Setor de Construção Civil; Práticas Sustentáveis; Brasil.

Resumo

O setor da construção civil é um dos principais consumidores de recursos naturais e apresenta a necessidade de implementação de práticas sustentáveis em suas atividades. Buscou-se apresentar o panorama das práticas de sustentabilidade que vem sendo desenvolvidas pelo setor da construção civil atuantes no Brasil e suas contribuições para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) propostos pela ONU. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura e em seguida um levantamento de empresas que se destacam no setor considerando o cenário brasileiro, utilizando as seguintes etapas: fase de preparação; fase de organização; e fase de relatar o processo de análise e resultados. Foram consideradas 24 empresas representativas do setor. Segundo a análise de seus relatórios, 19 práticas sustentáveis são desenvolvidas. Foi possível agrupar tais práticas em quatro macro áreas alinhadas ao desenvolvimento sustentável das organizações, como por exemplo, práticas ambientais, econômicas, sociais e práticas amplas de gestão. Por fim, apresenta-se uma síntese das práticas que vem sendo aplicadas no setor da construção civil. As práticas sustentáveis também foram alinhadas aos objetivos estabelecidos nos ODSs da ONU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Isaias de Oliveira Barbosa Júnior, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Engenheiro de Produção pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em 2010. Mestre em Engenharia de Produção na área de concentração de Transporte e Logística na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Técnico em Mecânica Industrial pelo CEFET-PA em 2006. Professor Efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Já atuou como Professor do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica e Professor Adjunto da Universidade da Amazônia - UNAMA e Professor do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atuou também como Coordenador de Ações de apoio ao Empreendedorismo Inovador - SECTET. Diretor de Inovação Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará - SECTI em 2014 e gerente de Articulação Estratégica em 2013. Estou sempre buscando aprimorar meus conhecimentos teóricos para ser um bom profissional e poder contribuir com minha habilidades adquiridas. Amplo conhecimento na área de gestão e de Informática, com ferramentas de Engenharia como Auto- Cad, Logware, Ms Project e outros softwares aplicados. Experiência em Industria, setor de energia, comercio, Pesquisa no Instituto de Desenvolvimento Social e Econômico do Pará - IDESP e cargos de gestão no setor público e privado.

Publicado

2024-06-14

Como Citar

BARBOSA JÚNIOR, I. de O.; MARTINS, V. W. B.; NEVES, R. M. das; MACÊDO, A. N. Práticas sustentáveis no setor da construção: um panorama de empresas atuantes no Brasil e suas contribuições para alcance dos ODS da ONU. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/128660. Acesso em: 29 abr. 2025.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)