Método de avaliação da qualidade de vida urbana Método de avaliação da qualidade de vida urbana na escala de bairroescala de bairro

Autores

  • Deyvid Bitencourt Bitencourt Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Inês Gomes Miron UFRGS
  • Josana Gabriele Bolzan Wesz UFRGS

Palavras-chave:

Método de Avaliação, Qualidade de Vida Urbana, Indicadores Urbanos, Percepções de Agentes Públicos, Bairros

Resumo

A urbanização acelerada e sem o planejamento adequado pode gerar espaços urbanos inadequados e impactar negativamente a qualidade de vida das pessoas. Com isso, os estudos sobre qualidade de vida urbana têm ganhado cada vez mais relevância, principalmente por meio da proposição de indicadores em nível local, como cidade, bairro e nível de edificação. As principais contribuições desses estudos incluem a criação de um banco de dados com diversas fontes de informação e o refinamento de um conjunto de indicadores internacionais e nacionais. No entanto, eles também destacam os desafios contínuos no desenvolvimento de indicadores de qualidade de vida urbana, tais como dificuldades na sistematização de dados devido a metodologias variadas e, notadamente, acesso limitado aos dados, especialmente no Brasil. Portanto, este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar a qualidade de vida urbana na escala de bairro, a partir de um estudo em um bairro brasileiro. Seus resultados incluem (1) a elaboração do método de avaliação; (2) a implementação da avaliação quantitativa e qualitativa e análise dos resultados; e (3) a apresentação desses resultados por meio de dispositivos visuais que apoiam a discussão e divulgação do método. A principal contribuição do método proposto é a inclusão da percepção dos moradores na ponderação dos indicadores de qualidade de vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Bitencourt Bitencourt Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) com período de missão científica na School of the Built Environment pela University of Salford (2013). No campo da docência, atuou como professor nas disciplinas de Projetos II e de Desenho Técnico Instrumentado (AutoCAD). No campo da pesquisa, tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano, análise e avaliação espacial, percepção ambiental e projeto da habitação social. Como Arquiteto e Urbanista tem experiência no desenvolvimento, compatibilização, aprovação e licenciamento de projetos imobiliários. Ainda, tem vivência no gerenciamento de equipes envolvidas no processo de desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras.

Luciana Inês Gomes Miron, UFRGS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado (2002) e doutorado (2008), ambos pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Arquitetura (desde 2006) e do Programa de Pós-Gradução em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (desde 2011). Coordenadora do PROPUR na Gestão 2024-2026. Pós-Doutorado (2014-2015) pela University of Huddersfield/UK sob orientação de Lauri Koskela. Editora-chefe na Revista Ambiente Construído (desde 2020). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto, avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, gestão e desenvolvimento de projetos urbanos, percepção de valor no ambiente construído, qualidade de vida urbana, jogos didáticos, fundamentos metodológicos e epistemológicos da pesquisa.

Josana Gabriele Bolzan Wesz, UFRGS

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) da Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada aos projetos de pesquisa "Qualidade de Vida Urbana: desafios para a equidade ao habitat saudável" e "A ATHIS como alternativa às necessidades habitacionais brasileiras: Proposta de uma metodologia para realização de levantamento do déficit habitacional qualitativo municipal" (bolsista CNPq 25/2021 - Pós-Doutorado Junior - PDJ). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFRGS, 2009), mestrado em Gestão de Projetos (Gerenciamento e Economia da Construção) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFRGS, 2013) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS, 2021). Sua tese de doutorado, intitulada "Qualidade de Vida Urbana: Avaliação Multidimensional em Porto Alegre, Brasil" (selecionada pelo PROPUR para concorrer ao Prêmio Capes de Tese - Edição 2022), teve como objetivo propor um método de avaliação da qualidade de vida urbana, buscando identificar a percepção dos moradores de edificações reabilitadas para habitação social na região central de Porto Alegre e os possíveis benefícios gerados aos centros urbanos a partir deste tipo de intervenção. Realizou 6 meses de doutorado sanduíche na University of Huddersfield, Inglaterra (CAPES - PDSE - Edital n 47/2017 - Seleção 2018), de novembro de 2018 a maio de 2019, integrando o grupo de pesquisa Global Interdisciplinary Centre (GIC) para Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos em Arquitetura e Ambiente Construído: Colaboração Reino Unido - Brasil". Essa experiência foi de grande importância, especialmente para melhor compreender as políticas de habitação no contexto inglês. Desde setembro de 2023, participa do grupo de pesquisa Global Center of Spatial Methods for Urban Sustainability (GCSMUS), projeto global que reúne 46 universidades (inclusive a UFRGS), com sede na Technische Universität Berlin, Alemanha. Possui experiência na área de Arquitetura e Planejamento Urbano, tendo atuado com ensino, pesquisa e extensão. Possui experiência como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, 2014 - 2019) e da Uniftec (Porto Alegre, 2019 - 2022); com desenvolvimento de projetos paisagísticos e residenciais; revisão de artigos para o Journal of Urban Planning and Development (ASCE) e para o periódico Ambiente Construído. Temas de interesse: qualidade de vida urbana; desenvolvimento sustentável; avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social; planejamento e revitalização urbana; projetos urbanos; patrimônio cultural.

Publicado

07.04.2025

Como Citar

BITENCOURT MONTEIRO, D. B.; MIRON, L. I. G.; WESZ, J. G. B. Método de avaliação da qualidade de vida urbana Método de avaliação da qualidade de vida urbana na escala de bairroescala de bairro. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/143941. Acesso em: 11 maio. 2025.