Método de avaliação da qualidade de vida urbana Método de avaliação da qualidade de vida urbana na escala de bairroescala de bairro
Palavras-chave:
Método de Avaliação, Qualidade de Vida Urbana, Indicadores Urbanos, Percepções de Agentes Públicos, BairrosResumo
A urbanização acelerada e sem o planejamento adequado pode gerar espaços urbanos inadequados e impactar negativamente a qualidade de vida das pessoas. Com isso, os estudos sobre qualidade de vida urbana têm ganhado cada vez mais relevância, principalmente por meio da proposição de indicadores em nível local, como cidade, bairro e nível de edificação. As principais contribuições desses estudos incluem a criação de um banco de dados com diversas fontes de informação e o refinamento de um conjunto de indicadores internacionais e nacionais. No entanto, eles também destacam os desafios contínuos no desenvolvimento de indicadores de qualidade de vida urbana, tais como dificuldades na sistematização de dados devido a metodologias variadas e, notadamente, acesso limitado aos dados, especialmente no Brasil. Portanto, este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar a qualidade de vida urbana na escala de bairro, a partir de um estudo em um bairro brasileiro. Seus resultados incluem (1) a elaboração do método de avaliação; (2) a implementação da avaliação quantitativa e qualitativa e análise dos resultados; e (3) a apresentação desses resultados por meio de dispositivos visuais que apoiam a discussão e divulgação do método. A principal contribuição do método proposto é a inclusão da percepção dos moradores na ponderação dos indicadores de qualidade de vida urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621