Mechanical behavior of masonry made with modular soil-cement-CDW bricks
Palavras-chave:
Comportamento mecânico de alvenaria, Resíduo da construção civil, Tijolos de solo cimento, Prismas de solo-cimentoResumo
Investigou-se a aplicação deareia reciclada deresíduos da construção e demolição (RCD) na mistura de solo-cimento para fabricaçãode tijolos modulares para alvenaria estrutural, avaliando-se tijolos e prismas. Primeiramente foi avaliado o teor de umidade ótima analisando as adições de RCD com 20%, 40%, 50% e 60%, em massa, na mistura de solo com 10% de cimento. Avaliou-se os tijolos quanto as características geométricas, resistência à compressão, densidade e absorção de água. A resistência à compressão foi analisada em diferentes idades (7, 14, 28, 56 e 530 dias). Já os prismas(250,75mm x 126,41 mm x 137,16 mm),com junta de argamassa de assentamento convencional de 5 mm, foram avaliados quanto a resistência à compressão, módulo de elasticidade e modo de falha, com idade de 530 dias. Os resultados demonstraram a viabilidade de uso do RCD, o qualaumenta a resistência à compressão dos tijolos, porémdificulta a moldagem,visto que diminuia coesão inicial. O fator de eficiência dos prismas foi de 57%. O modo de falha observado foi de tração nos tijolos e posterior propagação de trincas nas juntas - comportamento similaramateriais de ruptura frágil. As normas brasileiras se aproximaram do comportamento mecânico do material.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621