Aprimoramento do fluxo de ar em ambientes internos
percepções sobre a ventilação cruzada por meio das simulações em CFD
Palavras-chave:
Natural ventilation, Indoor ventilation, Computational Fluid Dynamic, CFD, Simulation-Based Architectural DesignResumo
Nos últimos anos, o processo de projeto arquitetônico tem experimentado avanços significativos devido ao design computacional, que possibilita a exploração de alternativas em tempo real por meio da modelagem paramétrica. No projeto de edifícios, uma compreensão abrangente dos sistemas de mensuração, especialmente no contexto da ventilação natural, pode orientar os processos de tomada de decisão por meio de testes com simulações computacionais. Este artigo tem como objetivo determinar os padrões de fluxo da ventilação natural em ambientes internos sob cinco condições específicas, utilizando a simulação em Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) no aplicativo Ansys Fluent® R22. Foram analisadas cinco configurações distintas e comparadas com uma amostra controle. Respeitando o rigor científico e empregando técnicas computacionais, foi possível obter inferências satisfatórias para o fluxo de ar em ambientes internos. Os achados indicam que o posicionamento diagonal das aberturas acelera substancialmente a velocidade do vento em ambientes internos. Essa estratégia de projeto substitui a necessidade de mais aberturas quando o objetivo é aumentar a velocidade do ar e a renovação do ar interno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621