Mão-de-obra polivalente
uma discussão desse elo perdido da lean construction em empresas brasileiras
Palavras-chave:
Construction Management, Multi-skilled workforce, Lean Construction, Labor, Cross-train, Multiskilling trainingResumo
Polivalência é um elemento sugerido em várias abordagens de produção, como a produção enxuta, pois promove flexibilidade. Esta pesquisa objetivou identificar o alcance da polivalência em uma amostra de obras brasileiras. Um questionário foi aplicado buscando levantar variáveis como razões para a simultaneidade entre especialistas e polivalentes, com um total de 191 respostas válidas. Análises estatísticas apontaram que é comum o emprego simultâneo de polivalentes e especialistas na maioria dos canteiros. Além disso, polivalentes e subcontratados compõem uma estratégia concomitante para prover flexibilidade. A propoção de polivalentes é maior do que em outros estudos, o número de habilidades em polivalentes corrobora com a bibliografia e o porte da empresa é determinante para essa proporção em relação a toda a mão de obra. Essa pesquisa concluiu que: a flexibilidade pode ser obtida por diferentes estratégias (polivalência, especialização e polivalência, subcontratação) e empregar apenas especialistas não é uma prática dominante nos canteiros de obras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621