Estudo numérico do desempenho em serviço de vigas MLC armadas com diferentes arranjos do aço
Palavras-chave:
Glued laminated timber, Deflection, Normal stress, Computational modelingResumo
As vigas de madeira lamelada colada (MLC) fabricadas com barras de aço coladas podem alcançar melhorias no seu desempenho mecânico e os efeitos da disposição das barras de aço na seção transversal são de interesse tecnológico. Esta pesquisa objetivou a avaliação do comportamento mecânico de vigas com reforços simétricos (zonas de compressão e de tração) e vigas com reforços assimétricos (zona de compressão), sob condições de carregamento impostas ao estado limite de serviço. Portanto, vigas de MLC com taxas de reforço variando de 0,5% a 4% foram simuladas pelo método dos elementos finitos. Em relação às vigas sem reforços, as flechas das vigas reforçadas assimetricamente resultaram até 31,5% menores e, as vigas com reforços simétricos foram mais eficientes, cuja redução das flechas foi de até 45%. Comparativamente ao arranjo simétrico das barras, a distribuição assimétrica proporcionou uma redução de até 10,5% na tensão normal da zona de compressão da MLC. A armadura disposta de forma assimétrica contribuiu efetivamente para o aumento da rigidez da viga e foi mais eficiente na redução das tensões normais na zona compressiva, evitando com isso o escoamento inicial da madeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621