Avaliação de estratégias para a mitigação dos impactos ambientais de revestimentos argamassados no Brasil

Authors

  • Lucas Rosse Caldas COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-3108-2833
  • Michele Tereza Marques Carvalho Programa em Estruturas e Construção Civil/Universidade de Brasília
  • Romildo Dias Toledo Filho Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

ACV, Chapisco, Argamassa projetada, Déficit habitacional

Abstract

presente estudo teve como objetivo avaliar os potenciais impactos ambientais de diferentes traços de argamassas (chapisco e camada única) e combinações normalmente utilizadas nas edificações brasileiras. Foram avaliados dois tipos de processo executivo para o chapisco (convencional e rolado) e para a camada única (convencional e projetado). Foi utilizada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) com o escopo fabricação das matérias-primas, transporte, execução, destinação final das perdas e carbonatação do revestimento. O processo executivo, principalmente em termos de consumo de material, mostrou ser o fator mais importante para a mitigação dos impactos ambientais dos revestimentos argamassados. Foi verificado que é possível reduzir de 15% a 64% de impactos ambientais do revestimento somente pela escolha da técnica de execução. O estudo tem como principal contribuição a proposição de diretrizes ambientais, com base em uma análise quantitativa, para a especificação e a execução de revestimentos argamassados no Brasil. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucas Rosse Caldas, COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheiro civil, ambiental e sanitarista 

Mestre em Estruturas e Construção (UnB)

Doutorando em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ)

Professor (substituto). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) 

Desenvolve pesquisas na área de desempenho térmico de edificações, avaliação do ciclo de vida, emissões de CO2 no ambiente construído e gestão de resíduos da construção e demolição. 

Michele Tereza Marques Carvalho, Programa em Estruturas e Construção Civil/Universidade de Brasília

Engenheira Civil 

Doutora em Engenharia Civil 

Professora - Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC)/UnB

Romildo Dias Toledo Filho, Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheiro Civil

Doutor em Engenharia Civil

Professor Titular - PEC/COPPE/UFRJ 

Published

2020-07-07

How to Cite

CALDAS, L. R.; CARVALHO, M. T. M.; TOLEDO FILHO, R. D. Avaliação de estratégias para a mitigação dos impactos ambientais de revestimentos argamassados no Brasil. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 343–362, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/96225. Acesso em: 13 may. 2025.

Issue

Section

Mortar Technology

Most read articles by the same author(s)

> >>