Quantificação e classificação dos resíduos da construção e demolição coletados no município de Passo Fundo, RS
Palabras clave:
Classificação de resíduos, quantificação de resíduos, geração de resíduos, RCDResumen
Em razão da grande produção brasileira de resíduos da construção e demolição (RCD), torna-se fundamental obter informações sobre as fontes de geração, composição e classificação desses resíduos, especialmente para fins de gestão, reaproveitamento e reciclagem. O objetivo do presente trabalho consiste em determinar as quantidades e as características dos RCD coletados no município de Passo Fundo, RS. Fora coletados dados em empresas prestadoras de serviço de recolhimento de RCD durante um período de quatro meses, sendo os resíduos gerados identificados, quantificados e classificados . As 18 cargas analisadas foram inicialmente classificadas quanto à origem da geração em cinco tipos: limpeza de terrenos; terra bruta de escavações; reformas e demolições; obras residenciais; e prédios em construção. Após a quantificação dos volumes totais coletados, foram analisadas, mediante amostragem, cargas de RCD provenientes das empresas coletoras, as quais foram classificadas por meio de separação manual e pesagem dos diferentes tipos de resíduos encontrados. Concluiu-se que os resíduos de construção e demolição gerados no período da pesquisa são provenientes, na sua maioria, de reformas e obras residenciais, e que praticamente todo o material analisado possui potencial para reciclagem e reutilização.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621