Avaliação da possibilidade de uso de espaços de lazer para atividades terapêuticas em saúde mental

Autores/as

Palabras clave:

Espaços Públicos de Lazer, Espaços Livres de Uso Público, Saúde Mental

Resumen

Este artigo trata sobre a relação entre espaços públicos de lazer (EL) e saúde mental (SM). Transtornos mentais são mais frequentes no ambiente urbano. Após a reforma psiquiátrica, o cuidado às pessoas em sofrimento psíquico passa a acontecer em uma rede de pontos de atenção no território. Profissionais de diversos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do país utilizam espaços abertos para atividades terapêuticas. Essas iniciativas poderiam ser ampliadas se os serviços de saúde mental dispusessem de condições adequadas, em termos de disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos EL. O objetivo desse trabalho é verificar se os Espaços de Lazer no entorno dos CAPS de Ribeirão Preto, SP são adequados ao uso proposto. Para tanto, foi desenvolvido um quadro de indicadores e parâmetros referente à qualidade do espaço público. Foram analisados 21 EL no entorno de sete CAPS, com dados obtidos por meio de pesquisa documental e de levantamentos in loco. Foram considerados adequados ao desenvolvimento de atividades terapêuticas oito dos 21 EL analisados. As principais inadequações dos EL relacionam-se à falta de acessibilidade por transporte público e à ausência de mobiliário urbano adequado. A qualificação do sistema de espaços livres pode contribuir para a promoção da saúde mental nas cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Raquel Barbosa Duarte, UFSCar

Mestre em Engenharia Urbana pela UFSCar(2023), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2011) e graduação em Dupla Titulação em Arquitetura (Projeto Urbano e Territorial) - Politecnico di Torino (2011). Atualmente é Consultora Técnico-Legislativa na CLDF. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade e saúde e avaliação, sustentabilidade e qualidade da forma urbana.

Publicado

13.03.2025

Cómo citar

DUARTE, M. R. B.; MASIERO, Érico. Avaliação da possibilidade de uso de espaços de lazer para atividades terapêuticas em saúde mental. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138788. Acesso em: 11 may. 2025.

Número

Sección

Edição especial: melhores artigos do SINGEURB 2023