Simulação com painéis de fibra de açaí para melhoria da inteligibilidade da fala em sala de aula

Autores/as

  • Leopoldo Pacheco Bastos Universidade Federal do Pará
  • Lays da Cunha Lima Universidade Federal do Pará
  • Gabriel Brandão Santos Universidade Federal do Pará
  • Gustavo da Silva Vieira de Melo Universidade Federal do Pará
  • Alexandre Luiz Amarante Mesquita Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Simulação Numérica, Parâmetros Acústicos, Fibra de Açaí, Inteligibilidade da Fala

Resumen

A inteligibilidade da fala dos professores em sala de aula e o aprendizado dos alunos são comprometidos pelos níveis de ruído ambiente e excesso de reverberação, causando falta de concentração, fadiga e estresse. A necessidade de uma apropriada condição acústica em sala de aula, quando a voz é a fonte sonora principal, foi o que motivou este estudo. Buscando solução baseada em absorvedores acústicos ambientalmente sustentáveis, este artigo investiga aplicações acústicas da fibra do caroço de açaí, uma fibra vegetal abundante na região Amazônica. Inicialmente foram feitas medições de parâmetros acústicos (tempo de reverberação, tempo de decaimento inicial, clareza, definição e índice rápido de transmissão da fala) em uma sala de aula e em seguida foi desenvolvido um modelo numérico acústico da sala. Após a validação do modelo, várias configurações de disposição de painéis absorvedores feitos com fibra de açaí foram analisadas no modelo para verificar a influência na qualidade acústica da sala de aula investigada. Os resultados das simulações indicam que os painéis de fibra de açaí podem ser uma solução bastante atrativa, aliando baixo custo e bom desempenho.

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Publicado

09.08.2021

Cómo citar

BASTOS, L. P.; LIMA, L. da C.; SANTOS, G. B.; MELO, G. da S. V. de; MESQUITA, A. L. A. Simulação com painéis de fibra de açaí para melhoria da inteligibilidade da fala em sala de aula. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 45–63, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/107123. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

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