Avaliação da resistência ao fogo de paredes maciças de concreto armado

Authors

  • Fabrício Longhi Bolina Unisinos
  • Gustavo Luis Prager Unisinos
  • Eduardo Rodrigues Unisinos / Corpo de Bombeiros RS
  • Bernardo Fonseca Tutikian Unisinos

Keywords:

Resistência ao fogo, Desempenho, Sistemas de Vedação

Abstract

O desempenho das construções está em evidência no Brasil, principalmente após a aprovação da Norma de Desempenho, a ABNT NBR 15575: 2013. Esta norma remete a necessidade dos sistemas construtivos de atender, dentre outros, a níveis mínimos de segurança contra incêndio. O intento deste artigo é estudar o potencial de aplicação na construção civil de sistemas de vedação vertical de concreto armado em termos de resistência ao fogo. Através de protótipos ensaiados em escala real (3,15 x 3,00 m) em um forno vertical normatizado, foram analisadas duas espessuras de paredes de concreto armado maciço, de 10 e 14 cm, com um mesmo traço, observando o comportamento em termos de isolamento térmico, estanqueidade e estabilidade. Evidenciou-se que as amostras atenderam as condições aplicáveis para até 120 minutos de ensaio, com a de 14 cm mostrando melhores índices de isolamento térmico e estanqueidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabrício Longhi Bolina, Unisinos

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil -mestrando no Mestrado de arquitetura e urbanismo.

Gustavo Luis Prager, Unisinos

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil -

Eduardo Rodrigues, Unisinos / Corpo de Bombeiros RS

Pesquisador do itt Performance  - Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil - e professor do curso de engenharia civil da Unisinos.

Bernardo Fonseca Tutikian, Unisinos

Coordenador do itt Performance  professor do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Unisinos.

Published

2015-08-26

How to Cite

BOLINA, F. L.; PRAGER, G. L.; RODRIGUES, E.; TUTIKIAN, B. F. Avaliação da resistência ao fogo de paredes maciças de concreto armado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 291–305, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/51660. Acesso em: 29 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.