Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos

Autores/as

  • Natalia Hauenstein Eckert Universidade de Passo Fundo/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia e Arquitetura
  • Luciana Londero Brandli Universidade de Passo Fundo/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Engenharia e Arquitetura

Palabras clave:

Sustentabilidade, Qualidade de vida, Áreas verdes

Resumen

O acelerado e crescente processo de urbanização observado na história recente acarretou o declínio das inter-relações homem e natureza. A população vem se distanciando do convívio com as áreas naturais, devido à perda de opções desses espaços em detrimento da expansão das cidades. O objetivo deste artigo é investigar, a partir das preferências de jovens em uma cidade do sul do Brasil, as tendências de uso de espaços naturais, as características desses locais e as atividades usualmente neles realizadas pelos usuários. Para isso, utiliza-se a plataforma do Greenmapper, uma ferramenta online de georreferenciamento que analisa o elo entre os usuários e as áreas verdes em quatro níveis: bairro (vizinhança), cidade (região), país e mundo.  Os resultados do estudo indicam que os usuários optam por frequentar espaços verdes urbanos devido ao bem-estar e ao elo afetivo proporcionados, independentemente da infraestrutura que possuem, pois as caminhadas e os passeios são as principais atividades realizadas. Esse reconhecimento permite uma compreensão das necessidades e da distribuição das áreas naturais das cidades sustentáveis do futuro, para que estejam ligadas às áreas naturais como um diferencial de preservação e de valorização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

08.05.2020

Cómo citar

ECKERT, N. H.; BRANDLI, L. L. Áreas com potencial natural no Brasil: um ensaio sobre as atividades e os usos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 323–341, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/90782. Acesso em: 12 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.