Comparação de sistemas cimentícios unitários e híbridos ativados com solução ácida e solução alcalina
Palavras-chave:
ativação, ácida, alcalina, resistência, metacaulim, cinza volanteResumo
Paralelamente à ativação alcalina dos aluminossilicatos ocorre a ativação ácida. Frequentemente menos estudada, os chamados geopolímeros à base de fosfato são pouco divulgados devido às considerações em relação a sua fabricação. Entretanto, apresentam-se como materiais com maior resistência mecânica e maior estabilidade química que os resultantes de ativações alcalinas. Assim, suas aplicações não são tão simples como a conformação de peças estruturais, mas sim em aplicações específicas que não necessitam de núcleo integral. A ativação ácida e alcalina do metacaulim e da cinza volante foi avaliada no estado fresco e endurecido por meio de mini-slump, reologia rotacional e resistência à compressão. Para sistemas unitários, a ativação ácida conferiu maior resistência à compressão que a ativação alcalina em geopolímeros. Porém, para sistemas híbridos houve limitação na incorporação da cinza volante, que com o tempo favoreceu o desempenho mecânico dos sistemas alcalinos e não aos sistemas ácidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621