Utilização do valor agregado como ferramenta de gestão na construção civil: uma análise quantitativa
Keywords:
Indicador de valor agregado, indicadores de desempenho, EVM, desempenho da construção civil, gestão de projetosAbstract
O monitoramento do desempenho de projetos por meio de indicadores é um recurso de gestão de grande importância para as organizações, sendo amplamente utilizado o Earned Value Management (EVM). Entretanto, há poucas pesquisas quantitativas que comparam o modelo teórico do valor agregado com a utilização prática na indústria da construção civil no Brasil. Outrossim, alguns autores argumentam que a fundamentação teórica do EVM é utilizada de forma equivocada na construção civil. O presente artigo tem como objetivos principais verificar se os usuários identificam benefícios na utilização do EVM e analisar os fatores críticos de sucesso, limitações e a utilização de acordo com o perfil dos usuários por meio de uma pesquisa quantitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionário do tipo Survey disponibilizado pela internet, tendo tido 106 respondentes entre gerentes e técnicos de planejamento da construção civil. Foi verificado que os dados obtidos na pesquisa se mostraram satisfatórios e validados, com estatísticas adequadas de Alfa de Cronbach e testes de análise fatorial de Kaiser-Meyer-Olkin. Os resultados demonstraram que os respondentes identificaram benefícios na utilização do EVM, apesar de ainda utilizarem o valor agregado de maneira parcial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621