Avaliação de blocos de concreto para pavimentação intertravada com adição de resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus
Palavras-chave:
Blocos de concreto, Resíduos de borracha, Material Alternativo, Proteção do meio ambienteResumo
A utilização de resíduos tem se mostrado como uma boa alternativa na redução do impacto causado pelo consumo desordenado de matéria-prima e pela redução das áreas de disposição, considerando o crescente volume de resíduos descartados a cada ano em todo mundo. Nesse contexto se inserem os resíduos de pneus provenientes da recauchutagem. Este artigo tem como objetivo discutir algumas propriedades dos blocos de concreto para pavimentação intertravada, com substituição parcial dos agregados por resíduos de borracha do processo de recauchutagem de pneus. Os níveis de incorporação dos resíduos de borracha estudados foram de 8%, 10% e 12%, em volume. As propriedades avaliadas foram resistência à compressão, absorção de água e resistência ao impacto. Os resultados mostraram que ocorre queda na resistência à compressão. Na absorção de água, não podemos afirmar que essa propriedade é afetada de maneira negativa. Os blocos demonstraram grande capacidade de absorção de energia (tenacidade). Dessa forma, os resultados indicaram viabilidade na utilização dos blocos com resíduos de borracha em pavimentação intertravada com solicitações leves.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.