Integração de condicionantes de morfologia urbana no desenvolvimento de metodologia para planejamento energético urbano

Autores

  • Karin Regina de Casas Castro Marins Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Marcelo de Andrade Roméro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Planejamento urbano, Eficiência energética, Morfologia urbana, Mobilidade urbana, Edifícios

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar as características gerais de uma nova metodologia para planejamento energético urbano, detalhando os procedimentos para integração de condicionantes de morfologia urbana, que constitui a primeira etapa de aplicação metodológica. Esta abordagem é inovadora e focada na integração de estratégias e soluções em morfologia e mobilidade urbanas, edifícios, energia e meio ambiente para planejamento de áreas em desenvolvimento urbano, novas ou a serem requalificadas, na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança. A análise dos resultados da aplicação metodológica no caso da operação urbana Água Branca indicou que a ocupação urbana por edificações e as densidades construída e populacional necessitavam ser compatibilizadas com a área livre requerida ao adequado dimensionamento da seção viária, no que tange a aspectos de climatologia e de provimento de infraestrutura e demanda para mobilidade urbana. Esta era uma premissa para o aproveitamento da luz e da energia solar em edificações e para que o sistema de transporte urbano fosse mais funcional e energeticamente mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Regina de Casas Castro Marins, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Área de Planejamento e Engenharia Urbanos. Anteriormente pesquisadora de doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Marcelo de Andrade Roméro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Edição

Seção

Artigos