Análise comparativa e comportamento temporal da areia descartada de fundição incorporada em matrizes cimentícias

Autores

Palavras-chave:

Areia descartada de fundição fenólica uretânica, Caracterização física, Caracterização química, Caracterização ecotóxica, Variação dimensional

Resumo

A reutilização de resíduos industriais é crucial para práticas sustentáveis na indústria da fundição. Este estudo caracteriza a areia descartada de fundição (ADF), comparando-a com a areia comum (CS) e avaliando seu comportamento temporal e variação dimensional em matrizes cimentícias. Foram realizados ensaios de granulometria, massa específica e unitária, índice de vazios, absorção de água, MEV, classificação do resíduo sólido, análise de fenóis no extrato lixiviado, perda ao fogo, TGA, FTIR, GC-MS, EDS e toxicidade aguda. A análise temporal mostrou uma redução nos valores de carbono com o tempo de armazenamento, atribuída à alteração química dos compostos orgânicos. Ensaios de perda ao fogo e TGA corroboraram as concentrações de fenol detectadas, enquanto análises por FTIR indicaram decomposição parcial da resina fenólica no processo industrial. A variação dimensional da argamassa no estado fresco foi avaliada, destacando a importância de utilizar moldes de 20 cm com discos indicadores para medição precisa. Os resultados sugerem que a ADF pode ser utilizada como matéria-prima na construção civil, conforme a legislação vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Salamoni, FURB

Engenheira civil mestre e doutoranda em Engenharia Ambiental na FURB. Atua em pesquisas sobre resíduos na construção civil aplicando-os em matriz cimentícia.

Publicado

20.05.2025

Como Citar

SALAMONI, Natália; RODRIGUES, Gustavo Gutierrez de Oliveira; ROHDEN , Abrahão Bernardo; OLIVO , Eduarda Fraga; NICOLINI, João Lucas; PEREIRA , Fabiano Raupp. Análise comparativa e comportamento temporal da areia descartada de fundição incorporada em matrizes cimentícias. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/140581. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Aproveitamento de Resíduos na Construção: circularidade e sustentabilidade

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.