Análise do desempenho físico-mecânico de compósitos cimentício com adição de partículas de madeira eucalipto
Palavras-chave:
Wood-cement, Sustainability, Sustainable materialsResumo
A utilização de materiais compósitos produzidos com adição de matérias-primas renováveis tem conquistado ampla aceitação devido à crescente escassez de recursos naturais. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho de compósitos produzidos com cimento e madeira com dois diferentes aglomerantes, visando avaliar a resistência à compressão aos 28 dias e a densidade aparente. Foram produzidos um total de 48 corpos de prova de cimento-madeira, distribuídos em 8 tratamentos, cada um com 6 corpos de prova. Esses tratamentos variaram em relação ao tipo de cimento Portland utilizado (CP2 e CP5), à condição das partículas de madeira de Eucalyptus grandis (pré-tratadas com água fria ou in natura) e uso do aditivo cloreto de cálcio. Foram realizados o ensaio mecânico de compressão para a determinação do módulo de elasticidade secante (Ecs,28) e da resistência média do concreto à compressão aos 28 dias (fcm) e da densidade aparente dos compósitos. Os tratamentos com cimento Portland CP5 e com aditivos tiveram melhores desempenho mecânico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621