Percursos de pedestres
um índice a partir das inter-relações entre caminhabilidade e conforto ambiental
Palavras-chave:
caminhabilidade, conforto ambiental, pedestres, SIG, planejamento estratégicoResumo
O estudo do conforto ambiental em espaços urbanos abertos está em constante crescimento. Contudo, a análise específica desses aspectos no contexto da caminhabilidade destaca-se como uma área com considerável potencial a ser investigado. Neste contexto, este artigo busca explorar a caminhabilidade nos percursos de pedestres e sua relação com o conforto ambiental, propondo uma abordagem sistematizada para sua aplicação no planejamento urbano estratégico. Propõe-se, assim, a construção de um Índice de Caminhabilidade e Conforto do Pedestre (ICCP) composto por três índices parciais que levam em consideração aspectos térmicos, acústicos e ergonômicos dos percursos de pedestres. A metodologia utilizada é baseada no uso de ferramentas de visualização de ruas e ferramentas de Sistemas de Informação geográfica (SIG) para espacializar e sistematizar as interações entre caminhabilidade e conforto ambiental. A pesquisa conclui que o ICCP se constitui como ferramenta válida para aferição da caminhabilidade na meso e microescalas, podendo ser replicada em outros contextos urbanos. Por último, a construção e aplicação do ICCP evidenciam, ainda, que repensar a caminhabilidade com conforto ambiental no meio urbano requerem uma abordagem integrada de todo o sistema de mobilidade e de infraestrutura urbana das cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621