Uso de materiais de mudança de fase em sistemas construtivos

revisão integrativa de literatura

Autores

Palavras-chave:

Material de Mudança de Fase, Inércia Térmica, Estratégias Passivas, Conforto Térmico, Eficiência Energética, Revisão integrativa, Inércia térmica

Resumo

Os materiais de mudança de fase – phase change materials (PCMs) possuem alta capacidade de armazenamento de energia na forma de calor latente e potencial para proporcionar conforto térmico aos usuários e economia de energia em edificações. Entretanto, muitos parâmetros devem ser analisados para sua escolha e utilização adequada. O objetivo deste artigo é discutir as potencialidades do uso de PCMs em sistemas construtivos a partir de uma revisão integrativa de literatura em repositórios nacionais e internacionais, identificando as classificações, critérios de seleção, incorporação, aplicação, tendências e lacunas das pesquisas. Foram encontradas 134 publicações, dentre as quais 103 representam o estado da arte nos últimos cinco anos. De maneira geral, as pesquisas encontradas demonstram que a utilização de PCMs em sistemas construtivos apresenta potencial para aumento das horas de conforto e redução do consumo de energia. As condições climáticas configuraram o parâmetro mais importante para a escolha adequada de PCMs, evidenciando a importância de pesquisas em regiões tropicais com clima quente e úmido, principalmente em baixas latitudes, como grande parte do Brasil. Também foi observado o enfoque crescente em pesquisas que utilizam simulações e otimizações multiobjetivo para avaliação simultânea dos diversos parâmetros envolvidos na associação de PCMs a sistemas construtivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Menezes Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação (2016) e mestrado (2017) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa com pesquisa relacionada à inercia térmica e Materiais de Mudança de Fase. Tem experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Comportamento Ambiental do Espaço Construído, Simulação Termoenergética e Conforto Térmico.

Caio de Carvalho Lucarelli, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade federal de Viçosa, na Linha de Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído com a pesquisa "Thermal, Luminous, and Ventilation performance of a Solar Control Canopy developed with Generative Processes and Digital Fabrication" (2020-2024). Mestre em Arquitetura e bolsista FAPEMIG do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade federal de Viçosa, na Linha de Tecnologias e Aspectos Ambientais no Espaço Construído. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2017), com Graduação Sanduíche em Savannah College of Art and Design, Savannah, Geórgia, pelo programa Ciências sem Fronteiras (2014-2015). Prêmio por mérito acadêmico Arthur Bernardes (UFV) e participação na Deans List em todos os trimestres (SCAD).

Joyce Correna Carlo, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) , especialização em Análise Urbana pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e é professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa desde agosto de 2009. Tem experiência na área de Arquitetura Bioclimática, Eficiência Energética e Simulações Termo-energéticas e de Iluminação, tendo realizado consultorias e projetos arquitetônicos. Ministra disciplinas nas referidas áreas, tanto para graduação quanto para mestrado. Participou da elaboração dos regulamentos de etiquetagem de edifícios do Inmetro. É atualmente especialista em eficiência energética de edificações para acreditação de organismos de inspeção pelo Inmetro e participante da Rede de Eficiência Energética de Edificações e da Secretaria Técnica do PBE Edifica.

Downloads

Publicado

24.05.2022

Como Citar

MENEZES OLIVEIRA, M.; DE CARVALHO LUCARELLI, C.; CORRENA CARLO, J. Uso de materiais de mudança de fase em sistemas construtivos: revisão integrativa de literatura. Ambiente Construído, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 67–111, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/119817. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos