Imagens cíclicas: Gif através do Vaporwave
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.92584Palavras-chave:
Imagem. GIF. Vaporwave. Interface. TelaResumo
Pretende-se aqui dar atenção aos regimes que se instauram no campo da imagem com a transformação do espectador em interator, sendo ela um elemento pivotal para o uso de interfaces humano/computador. Como recorte da vasta paisagem virtual, abordo o aspecto imagético que é explorado pela estética Vaporwave, gênero artístico essencialmente digital surgindo em 2010. Mais especificamente, abordo funções do GIF, e como sua natureza cíclica e de baixa resolução representa um distinto fenômeno ocorrente na tela do computador, em comparação com a tela da televisão e do cinema.
Abstract
The intention here is to make a cut on the virtual landscape through the
imagetic aspects that are explored by the Vaporwave aesthetics, artistic genre essentially digital emerged around 2010. More specifically, it approaches the GIF,image file format, and the regimes of creation and visualization of those files on the web. As deployments of the digital visual culture, it investigates branches and different ways of the GIF manifestation for Vaporwave.
Downloads
Referências
ARRUDA, Mario Alberto Pires de. Vaporwave: estetização da tecnologia pelo atravessamento de enunciados. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação social: habilitação em jornalismo) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Oritentador: Alexandre Rocha da Silva. UFRGS, 2015.
CHANDLER, Simon. Escaping reality, the iconography of Vaporwave. 2017 On https://daily.bandcamp.com/2016/09/16/vaporwave-iconography-column/
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2003.
De MÈREDIEU, Florence. Digital and video art. Chambers harrappublishersltd, 2005
FANFA, Maurício de Souza. Formas próprias no imaginário da cibercultura, memória e vaporwave. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a
/06/2017.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia – São Paulo: Annablume, 2011.
GAZANA, C. et al. Glitch: estética contemporânea visual e sonora do erro. In: Cultura Visual, n. 19, julho/2013, Salvador: EDUFBA, p. 81-99.
GREEN, Rachel. Internet art.Thames & Hudson Ltd. United Kingdom, 2004.
GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.
KERCKHOVE, Derrick de. The skin of culture: investigating the new electronic reality. London: Kogan Page, 1997.
MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007, 250p.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media:The MIT Press. 2001
MANOVICH, Lev. (2016) Notes on Instagranism and mechanisms of contemporary cultural identity. On: http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary-image
MENCKMEN, Rosa. The Glitch Moment(um). Network Notebooks series, Amsterdam, 2011.
MILTNER, Kate M., HIGHFIELD, Tom. Never gonna GIF you up. Analysing the cultural significance of the Animated GIF. Social Media + Society. Jul-Sept – 2017. Sage. 2017.
MONTAÑO, Susan. Plataformas de video: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web na contemporaneidade. Porto Alegre: Sulina. 2015
ESPRIT 空想 - SUMMER NIGHT. Duração: 2:33 - 3.081.260 visualizações -
Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=qs7kjvhwHlw>
MAITRO - SNAKE WAY 蛇の道. Duração: 3:07 - 2.569.115 visualizações – Disponível em
www.youtube.com/watch?v=v7Srbp8WPMY>
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.