“Sinto que o mundano está incorporado”: uma conversa com Maria Helena Bernardes

Autores

  • Eduardo Ferreira Veras PPGAV-IA-UFRGS
  • Maria Helena Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80098

Palavras-chave:

Entrevista, Maria Helena Bernardes, Situações colaborativas, Cotidiano, Narrativa.

Resumo

Em entrevista a Eduardo Veras, a artista Maria Helena Bernardes revisa diferentes tópicos de sua trajetória a partir da ruptura representada por Vaga em campo de rejeito, trabalho que se inicia em 2001 e que assinala seu crescente interesse por uma dimensão menos expressiva e mais comunicacional da atuação como artista. A entrevistada enfatiza especialmente a descoberta – a partir de situações de caráter colaborativo – de novos modos de compreensão sobre o cotidiano e a experiência de estar no mundo. Na conversação, Maria Helena comenta também o exercício da escrita e o prazer na construção de narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ferreira Veras, PPGAV-IA-UFRGS

Crítico e historiador da arte, atua também como curador independente. Professor Adjunto do Instituto de Artes da UFRGS, ministra aulas e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Bacharelado em História da Arte. Dedica-se aos seguintes temas: historiografia e crítica de arte na contemporaneidade, relações entre palavra e imagem, artistas em deslocamento e entrevistas com artistas. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte e do Conselho Deliberativo da Fundação Vera Chaves Barcellos.

Maria Helena Bernardes

Artista e professora. Coautora do Projeto Areal e criadora do Observatório de sensibilidades do Morro da Borússia. Seus livros, ensaios e crônicas giram em torno de experiências artísticas, narrativas orais, reflexões sobre a arte e aventuras compartilhadas com outros artistas, entre as publicações constam Vaga em campo de rejeito, Histórias de Península e Praia Grande/Arranco, Dilúvio, Ensaio, A estrada que não sabe de nada, Em torno de Nadja, Pequenas crônicas à distância e daqui mesmo e A praia.

Referências

Entrevista de Eduardo Ferreira Veras com Maria Helena Bernardes em 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Veras, E. F., & Bernardes, M. H. (2017). “Sinto que o mundano está incorporado”: uma conversa com Maria Helena Bernardes. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(37). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80098

Edição

Seção

DOSSIÊ: A hora das entrevistas | DOSSIER: Interview time