O artista an-arquivista: os dispositivos de coleção na arte contemporânea

Autores

  • Luiz Cláudio da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.29623

Palavras-chave:

arte contemporânea, memória, história, coleção, arquivo

Resumo

Vários processos da arte contemporânea têm levantado problemas críticos articulados pela teoria da história e pela arqueologia. Alçando temas relacionados – documento, história, memória –, certos artistas realizam operações desconstrutivas dos mecanismos de preservação da memória presentes na instituição Arte. Marcel Broodthaers, Michael Asher e Fred Wilson são alguns dos exemplos revistos na relação com o museu. Andy Warhol, Edward Ruscha e Christian Boltanski mostram que os procedimentos relativos à memória e à coleção não se resumem à desconstrução do museu. Neste artigo, analisamos ainda duas artistas cariocas, Malu Fatorelli e Leila Danziger, com o intuito de diferenciar a coleção do arquivo e definir o artista an-arquivista.

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Publicado

2012-06-10

Como Citar

Costa, L. C. da. (2012). O artista an-arquivista: os dispositivos de coleção na arte contemporânea. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 18(30). https://doi.org/10.22456/2179-8001.29623

Edição

Seção

DOSSIÊ: História da Arte e Estudos Visuais: debates contemporâneos