Transbordar o passado: fotografia como documento e arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141696Palabras clave:
Fotografia Documental, Arte Contemporânea, Documento, FicçãoResumen
O presente artigo reflete sobre possibilidades da fotografia documental na arte contemporânea tomando como fio condutor as ideias de Olivier Lugon, Michel Poivert e Maria Lind e os trabalhos Ontem sonhei com dias melhores (2013), de Fernanda Gassen, Dissonante, Vago (2013), do coletivo Garapa, e Cabanagem (2015), de André Penteado. Inicialmente, problematiza a oposição histórica estabelecida entre as categorias de arte e documento para, a seguir, discutir o atual destaque conferido a práticas documentárias no campo artístico. Os trabalhos analisados revisam e ampliam a tradição da fotografia documental, constituindo uma forma
de investigar a realidade na qual a imagem se apresenta como uma visão parcial e
subjetiva, frequentemente combinada a outras imagens e textos para perturbar as
narrativas estabelecidas.
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