“El Bloqueo” e a 3ª Bienal de Havana (1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108109

Palavras-chave:

Bienal de Havana. Nova arte de Cuba. Arte e geopolítica. Tonel.

Resumo

Meu texto tem por objetivo discutir a relevância geopolítica da 3ª Bienal de Havana na história das exposições do século XX e a impressão causada por algumas das obras ali expostas, com destaque para os artistas da chamada nova arte cubana e, em especial, Tonel e sua obra “El Bloqueo”. Visa ainda refletir sobre a repercussão desta mostra nas últimas décadas, a partir de comentários de artistas e de críticos envolvidos com o evento. Por fim, coloca em debate o possível impacto da Bienal de Havana na cena brasileira dos anos 1990.

 

Abstract

My paper will call attention to the geopolitical relevance of the 3rd Havana Biennial in the history of the 20th century exhibitions and to the impression caused by some of the artworks exhibited there, focusing on the artists of the so-called new Cuban art and, in particular, Tonel and his El Bloqueo. It also aims to reflect on the repercussion of this exhibition in recent decades, based on comments from artists and critics involved with the event. Lastly, it discusses the possible impact of the Havana Biennial on the Brazilian artistic scene of the 1990s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Morethy Couto, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Possui formação em Psicologia e História com doutorado em História da Arte e Arqueologia, atuando com crítica de arte, arte francesa do fi nal do século XIX, arte moderna e contemporânea, arte de vanguarda, arte latino-americana, concretismo e neoconcretismo, pintura informal. É Professora Livre-Docente de História da Arte na Unicamp. É membro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas e do Comitê Brasileiro de História da Arte. Editora-chefe da revista MODOS e coordenadora do PPGAV da Unicamp desde 2017. É autora de Por uma vanguarda nacional. A crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960) e A recepção da obra de Antônio Bandeira no exterior (1946-1967).

Referências

AGUILAR, Nelson (org.). Catálogo da 22a Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 1994.

ALTSHULER, Bruce. Biennials and Beyond. Exhibitions that made art history. 1962-2002. London & New York: Phaidon, 2013.

BRUGUERA, Tania. “Why I will not go to this year's Havana Biennial”. Hyperallergic, 15 abril de 2019. Disponível em: <https://hyperallergic.com/495007/why-i-will-not-go-to-this-years-havana-biennial/>. Acesso em: 10 jun. 2020.

CAMNITZER, Luis. “The Biennial of utopias”. On art, artists, latin america and other utopias. Austin: University of Texas Press, 2009, pp. 208-229.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. “Para além das representações convencionais: a ideia de arte latino-americana em debate”. Pós: revista do programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG, 2017 (a), vol. 7, n. 13, pp. 124-144.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. “Desfazendo fronteiras e rompendo barreiras: a representação cartográfica na arte contemporânea”. Revista Porto Arte, vol. 24, n. 42, 2019.

GARDNER, Antony; GREEN, Charles. “Biennials of the South on the Edges of the Global”. In: Third Text, vol. 27, n. 4, 2013, pp. 442-455.

GARDNER, Antony; GREEN, Charles. Biennials, Triennials, and documenta. The exhibitions that created contemporary art. England: Ed. Wiley Blackwell, 2016.

HERKENHOFF, Paulo. “Introdução geral”. “Núcleo histórico: Antropofagia e história de canibalismos”. Catálogo da XXIV Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 1998.

ILDA, Cecília. “Memoria y resistencia en los inicios de la Bienal de La Habana: Entrevista a Llilian Llanes”. Disponível em: <http://70.32.114.117/gsdl/collect/revista/index/assoc/HASH8538/d9d651ab.dir/r95_11nota.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020.

JONES, Caroline A. The global work of art. World's Fairs, Biennials, and the Aesthetics of Experience. Chicago & London: The University of Chicago Press, 2016.

LLANES, Llilian, et al. Catalogo tercera bienal de la habana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1989.

MORAIS, Frederico. “Reescrevendo a história da arte latino-americana”. In: Catálogo Geral da I Bienal do Mercosul. Porto Alegre: FBAVM, 1997, pp. 7-15.

MOSQUERA, Gerardo. “The Marco Polo Syndrome: some problems around art an eurocentrism”. In: FILIPOVIC, Elena, et al. The Biennial Reader. Ostfildern: Hatje Cantz, 2010, pp. 416-425.

MOSQUERA, Gerardo. “The Third Bienal La Habana in Its Global and Local Contexts”. In: WEISS, Rachel (org.). Making Art Global. The Third Havana Biennial 1989. London, Afterall, 2011. Coleção Exhibition Histories, pp. 70-80.

NIEMOJEWKI, Rafal. “Venice or Havana: a polemic on the genesis of the contemporary Biennial”. In: FILIPOVIC, Elena, et al. The Biennial Reader. Ostfildern: Hatje Cantz, 2010, p. 88-103.

PALADINO, Luiza Mader. “O uso de mapas como proposições conceituais: as cartografias do artista argentino Horacio Zabala”. In: FREIRE, Cristina. Estética da história e (re)construção das memórias. Arte e arquivos em debate. São Paulo: MAC USP, 2016, pp. 195-200.

ROJAS-SOTELO, Miguel Leonardo. Cultural Maps, Networks and Flows: the History and Impact fo the Havana Biennale 1984 to the present. PhD Dissertation, University of Pittsburgh, 2009.

SANTANA, Andrés Isaac. Nosotros, los más infieles. Narraciones criticas sobre el arte cubano (1993-2005). Murcia: CENDEAC, 2007.

TONEL (Antonio Eligio). “On Some Encounters in Havana: the Latin American Factor in Cuba’s post-1959 Art Scene”. In: Certain Encounters: Daros-Latinamerica Collection. Vancouver, Morris and Helen Belkin Art Gallery, The University of British Columbia, 2006.

TONEL (Antonio Eligio). “I’ve never stopped feeling Cuban”. The Farber Collection: Cuban art news. 12 mar, 2013, pp. 2-13. Disponível em: <https://cubanartnews.org/2013/03/12/tonel-ive-never-stopped-feeling-cuban/>. Acesso em: 10 jun. 2020.

TONEL (Antonio Eligio). “A Tree from Many Shores: Cuban Art in Movement”. Art Journal, vol. 57, no. 4 (Winter, 1998), pp. 62-73.

WEISS, Rachel. “A Certain Place and a Certain Time: the Third Bienal de La Habana and the Origins of the Global Exhitibion”. In: WEISS, Rachel (org.). Making Art Global. The Third Havana Biennial 1989. London, Afterall, 2011. Coleção Exhibition Histories, pp. 14-69.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Couto, M. de F. M. (2020). “El Bloqueo” e a 3ª Bienal de Havana (1989). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108109

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.