Por una mirada indisciplinada: volver a Lonquén, 40 años después

Autores

  • Ángeles Donoso Macaya

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136202

Resumo

Este ensaio é composto por duas partes. Na primeira, a autora explica o conceito de "olhar indisciplinado" e também revisita as noções mais importantes formuladas em seu livro La insubordinaçión de la fotografía: práctica fotográfica, campo fotográfico em expansão e profundidade de campo. Na segunda, o texto trata das diferentes reverberações documentais de Lonquén. Sobre o processo judicial deste caso emblemático (acessível ao público desde 2018), a autora explica porque considera necessário (além de significativo) o gesto de não mostrar as provas forenses contidas naquele processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ángeles Donoso Macaya

Ángeles Donoso Macaya é pesquisadora, educadora e ativista. É Professora Titular do Programa de Doutorado em Culturas Latino-Americanas, Ibéricas e Latinas do The Graduate Center, CUNY e do Departamento de Línguas Modernas do BMCC, CUNY. Desde 2020, dirige o Archives in Common, parte do Seminário CUNY Center for the Humanities sobre Participação Pública e Pesquisa Colaborativa. Ela publicou vários artigos que cruzam vários tópicos de pesquisa – teoria e história da fotografia documental, estudos visuais, estudos de memória e transfeminismos na América Latina; humanidades públicas, justiça migrante, ativismo, direitos humanos e produção de contra-arquivos no Cone Sul e em Nova York. É autora de La insubordinación de la fotografía (Metales Pesados, 2021) e The Insubordination of Photography: Documentary Practices under Chile's Dictatorship (University Florida Press, 2020), premiado como Melhor Livro sobre Cultura Visual Latino-Americana no LASA 2021 e Melhor Livro sobre História e Memória Recentes no LASA 2022.

Referências

Azoulay, Ariella. The Civil Contract of Photography. Traducción de Rela Mazali y Ruvik Danieli. Nueva York: Zone Books, 2008.

Bordieu, Pierre, compilador. Un arte medio. Ensayo sobre los usos sociales de la fotografía. Traducción de Tununa Mercado. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.

Cadava, Eduardo y Gabriela Nouzeilles, editores. The Itinerant Languages of Photography. Cambrigde: Yale University Press, 2014.

Campt, Tina. Listening to Images. Durham: Duke University Press, 2017.

de Certeau, Michel. The Practice of Everyday Life. Traducción de Steven Rendall. Berkeley: University of California Press, 1988.

Didi-Huberman, Georges. Imágenes pese a todo. Memoria visual del Holocausto. Traducción de Mariana Miracle. Barcelona: Paidós, 2004.

Donoso Macaya, Ángeles. The Insubordination of Photography. Documentary Practices under Chile’s Dictatorship. Gainesville: University Press of Florida, 2020.

---. La insubordinación de la fotografía. Santiago: Metales Pesados, 2021.

Hartman, Saidiya V. Scenes of Subjection. Terror, Slavery, and Self-Making in Nineteenth Century America. Nueva York: Oxford University Press, 1997.

Keenan Thomas y Eyal Weizman. Mengele’s Skull: The Advent of Forensics Aesthetics. Nueva York: Sternberg Press, 2012.

---. La calavera de Mengele: El advenimiento de una estética forense. Traducción de Isabel Mellén Rodríguez. Barcelona: Sans Soleil Ediciones, 2015.

Krauss, Rosalind. “Sculpture in the Expanded Field,” October 8 (Primavera 1979); pp. 30-44.

Mirzoeff, Nicholas. The Right to Look: A Counterhistory of Visuality. Durham: Duke University Press, 2011.

Noble, Andrea. “Travelling Theories of Family Photography and the Material Culture of Human Rights in Latin America,” The Journal of Romance Studies vol. 8, issue 1 (Primavera 2008): pp. 43-59.

Pacheco, Máximo. Lonquén. Santiago: Comisión Chilena de Derechos Humanos /Editorial Aconcagua, 1983.

Stern, Steve J. Battling for Hearts y Minds: Memory Struggles in Chile, 1973-1998. Durham: Duke University Press, 2006.

Stoler, Ann Laura. Along the Archival Grain. Epistemic Anxieties and Colonial Common Sense. Princeton: Princeton University Press, 2008.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2023-10-15

Como Citar

Donoso Macaya, Ángeles. (2023). Por una mirada indisciplinada: volver a Lonquén, 40 años después. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136202

Edição

Secção

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Categorias