Por una mirada indisciplinada: volver a Lonquén, 40 años después
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136202Resumo
Este ensaio é composto por duas partes. Na primeira, a autora explica o conceito de "olhar indisciplinado" e também revisita as noções mais importantes formuladas em seu livro La insubordinaçión de la fotografía: práctica fotográfica, campo fotográfico em expansão e profundidade de campo. Na segunda, o texto trata das diferentes reverberações documentais de Lonquén. Sobre o processo judicial deste caso emblemático (acessível ao público desde 2018), a autora explica porque considera necessário (além de significativo) o gesto de não mostrar as provas forenses contidas naquele processo.
Downloads
Referências
Azoulay, Ariella. The Civil Contract of Photography. Traducción de Rela Mazali y Ruvik Danieli. Nueva York: Zone Books, 2008.
Bordieu, Pierre, compilador. Un arte medio. Ensayo sobre los usos sociales de la fotografía. Traducción de Tununa Mercado. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
Cadava, Eduardo y Gabriela Nouzeilles, editores. The Itinerant Languages of Photography. Cambrigde: Yale University Press, 2014.
Campt, Tina. Listening to Images. Durham: Duke University Press, 2017.
de Certeau, Michel. The Practice of Everyday Life. Traducción de Steven Rendall. Berkeley: University of California Press, 1988.
Didi-Huberman, Georges. Imágenes pese a todo. Memoria visual del Holocausto. Traducción de Mariana Miracle. Barcelona: Paidós, 2004.
Donoso Macaya, Ángeles. The Insubordination of Photography. Documentary Practices under Chile’s Dictatorship. Gainesville: University Press of Florida, 2020.
---. La insubordinación de la fotografía. Santiago: Metales Pesados, 2021.
Hartman, Saidiya V. Scenes of Subjection. Terror, Slavery, and Self-Making in Nineteenth Century America. Nueva York: Oxford University Press, 1997.
Keenan Thomas y Eyal Weizman. Mengele’s Skull: The Advent of Forensics Aesthetics. Nueva York: Sternberg Press, 2012.
---. La calavera de Mengele: El advenimiento de una estética forense. Traducción de Isabel Mellén Rodríguez. Barcelona: Sans Soleil Ediciones, 2015.
Krauss, Rosalind. “Sculpture in the Expanded Field,” October 8 (Primavera 1979); pp. 30-44.
Mirzoeff, Nicholas. The Right to Look: A Counterhistory of Visuality. Durham: Duke University Press, 2011.
Noble, Andrea. “Travelling Theories of Family Photography and the Material Culture of Human Rights in Latin America,” The Journal of Romance Studies vol. 8, issue 1 (Primavera 2008): pp. 43-59.
Pacheco, Máximo. Lonquén. Santiago: Comisión Chilena de Derechos Humanos /Editorial Aconcagua, 1983.
Stern, Steve J. Battling for Hearts y Minds: Memory Struggles in Chile, 1973-1998. Durham: Duke University Press, 2006.
Stoler, Ann Laura. Along the Archival Grain. Epistemic Anxieties and Colonial Common Sense. Princeton: Princeton University Press, 2008.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ángeles Donoso Macaya

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.