iminências: fotografia, sertões e publicações de artista
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.127075Palavras-chave:
Fotografia. Sertões. Ruína. Publicações de artista.Resumo
A proposta desse artigo reside em um debate sobre práticas artísticas e da imagem na atualidade, centradas na fotografia e nas publicações de artista e entender formas de sua existência tanto em um território de experimentação artística como de pensamento conceitual – tomo como experiência artística fundadora o ensaio fotográfico e livro iminências. Nesse território, proponho ativar essas práticas a partir de discussões sobre teoria da imagem, sertões, ruína e publicações de artista.
Downloads
Referências
ACCIOLI, Socorro. A cabeça do santo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. A Invenção do nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. Escavando o oco do sentido ou o que significaser-tão? Acessado em: https://artebrasileiros.com.br/arte/artigo/escavando-o-oco-do-sentido-ou-o-que-significasertao/#:~:text=Na%20busca%20de%20ver%20e,sua%20realidade%2C%20de%20sua%20identidade. Acesso em: 09 fev. 2022.
BENJAMIN, Walter. Magia, técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense,1994.
________________. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG. São Paulo: Impressa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
BRITO, Ronaldo Correia de. Galileia. São Paulo: Alfaguara, 2008.
CADOR, Amir Brito. O Livro de Artista e a Enciclopedia Visual. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2020.
CASTRO, Josué de. Sete palmos de terra e um caixão: ensaio sobre o nordeste, área explosiva. São Paulo: Brasiliense, 1967.
CLARISSA, Diniz; CASSUNDÉ, Bitu; CAMPOS, Marcos. À Nordeste. São Paulo: SESC, 2019. Catálogo de exposição, 16 mai.-25 agos. 2019, SESC.
DANTAS, Kah. Inhamuns. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.
DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil: o livro de artista e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2033.
Quando as imagens tocam o real. In: Pós, Vol. 2, no. 4, p.204-219, nov. 2012b.
__________. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a.
__________. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013b.
__________. Remontagens do tempo sofrido: o olho da história, I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018a.
___________. Atlas ou o Gaio do saber inquieto: o olho da história, III. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018c.
___________. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018b.
___________. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
ENTLER, Ronaldo. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
FILHO, Fadel David Antônio Filho. Sobre a palavra “sertão”: origens, significados e usos no Brasil (do ponto de vista da ciência geográfica). Revista Ciência Geográfica. N° XV. Vol. XV. Bauru: Janeiro/Dezembro - 2011
FERRAZ, Maria Cristina Franco e BARON, Lia. (orgs.). Potências e práticas do acaso. Garamond: Rio de Janeiro, 2012.
FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. São Paulo: Record, 2020.
FLUSSER, Villém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Annablume, 2011.
FREYRE, Gilberto. O nordeste: aspectos da influência da cana de açúcar sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Global, 2014.
GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG; Jaime. Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012.
LIMA, Diana. À nordeste de mim. In: CLARISSA, Diniz; CASSUNDÉ, Bitu; CAMPOS, Marcos. À Nordeste. São Paulo: SESC, 2019. Catálogo de exposição, 16 mai.-25 agos. 2019, SESC.
MACEDO, Heitor Feitosa. Sertões do nordeste: Inhamuns e Cariris Novos. Volume 1. Crato: A província Edições, 2015.
MENEZES, Djacir. O outro nordeste. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018.
MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. Existe o nordeste? Histórico da invenção de uma região. In: O Povo. Anuário do Ceará 2010-2011. Fortaleza: O Povo, 2010. pp. 701-707.
MICHAUD, PHILIPPE-ALAIN. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
SILVEIRA. Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Espanha: AkalEdiciones, 2010.
____________. Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 rubens venâncio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.