Imagens no presídio e as poses de “joinha” – Estamos todos bem
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.105111Keywords:
Fotogra a. Imagem. Prisão. Autorrepresentação. Aprisionamento.Abstract
O trabalho apresenta uma análise das imagens produzidas a partir de oficinas de
fotografia realizadas em dois presídios localizados em Porto Alegre. A partir de
noções trazidas por Catherine Tambrun sobre a impossibilidade do agente externo fotografar nesses ambientes, pretende discutir que especificidades apresentam as Imagens feitas pelos próprios presos, contrapondo noções de imagens da prisão e aprisionamentos da imagem e, ao mesmo tempo, as aproximando de discussões sobre as vidas precárias trazidas por Judtih Butler.
Abstract
This article discusses the reconstruction of memory through two photographic This study analyzes images produced during photography workshops that took place in two prisons, located in Porto Alegre/Brazil; the attendees were comprised of groups of inmates. For Catherine Tambrun, it is impossible for an external agent to photograph these places. Her concepts were used to highlight what specifics were present in the images approximating them to discussions brought forth by Judith Butler with respect to precarious lives, in opposition to general notions of prison images and the imprisonment of images.
Downloads
References
ABREU, S. R. Autorretrato: inventando a si mesmo. Anpap – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anais). Disponível em <http://anpap.org.br/anais/2011/pdf/chtca/simone_rocha_de_abreu.pdf> [Acesso em: 20 ago. 2019].
AMADOR, F.S. e FONSECA, T.M.G. (2014). Entre prisões da imagem e imagens da prisão. Psicologia e Sociedade, 26(1), 74-82.
BUTLER, J. Vida precária. Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar. São Carlos, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, 2011, n.1, p. 13- 33.
DIDI-HUBERMAN, G. Arde la Imagen: Cidade do México: Televisa, 2013.
DO RIO, J. A Alma Encantadora das Ruas. Companhia de Bolso: São Paulo, 2008.
FABRIS, A. Identidades Sequestradas. O fotográ co. Org.: Etienne Samain. Editora Senac: São Paulo, 1998.
JEHA, S. Cicatrizes que falam. Revista ZUM, n. 16. São Paulo: IMS, 2019.
LINS, C. O Documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e video. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
RENNÓ, R. “Cicatriz – Fotogra as do Museu Penitenciário e textos do Arquivo Universal”. IN: Discursos sediciosos – Crime, direito e sociedade, n. 4. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia,
, p. 15-20.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.