Contribuições de Charles S. Peirce para o Pensamento Criativo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.97217

Palavras-chave:

Peirce. Criatividade. Abdução. Metodologia. Imaginação.

Resumo

O pensamento de Charles S. Peirce pode fornecer novas chaves para o estudo
da criatividade. É possível argumentar, com base no pragmatismo defendido por
Peirce, que existe uma forma de raciocínio que une solidez lógica e imaginação.
O método científico de Peirce, cujo poder está em uma operação lógica chamada
abdução, fornece pistas importantes para entender melhor como fazemos novas
descobertas, como incorporamos novas ideias em criações e, em última análise,
como pensamos de forma mais criativa e eficaz.

Abstract
The thought of Charles S. Peirce can provide new keys for the study of
creativity. It is possible to argue, based on the pragmatism that Peirce
defended, that there is a form of reasoning that joins logical soundness and
imagination. Peirce’s scientific method, whose power lies in a logical
operation called abduction, provides important clues to better understand
how we make new discoveries, how we embody new ideas in creations and,
ultimately, how we think more creatively and effectively. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Barrena, Universidade de Navarra, Espanha.

A autora é graduada e doutora em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Navarra, Espanha, com a tese Criatividade em Charles S. Peirce: abdução e razoabilidade. Ela é especialista em Peirce, destacando-se suas numerosas críticas e traduções em revistas de filosofia e livros. Ele publicou Um argumento esquecido em favor da realidade de Deus, A lógica Considerada Semiótica, A Razão Criativa, Charles S. Peirce, Pragmatismo e Amor Evolucionário. Coordena o Grupo de Estudos Peircianos da Universidade de Navarra (GEP). Ela também se destaca por sua vocação e talento literário com a publicação de inúmeros poemas e romances, incluindo: Desde o Coração, Vinda da Chuva e Minha Vida de acordo com Martin.

Referências

Boden, M. (1999). “Computer Models of Creativity.” En Sternberg, R. (ed.), Handbook of Creativity, (pp. 351-371). Cambridge: Cambridge University Press.

Chiasson, P. (2001). Peirce’s Pragmatism: The Design for Thinking. Amsterdam: Rodopi.

Cuffaro, H. K. (1995). Experimenting with the World: John Dewey and the Early Childhood Classroom. Nueva York: Columbia University Press.

Dewey, J. (1969-1991). The Collected Works of John Dewey 1882-1953, Later Works (vol. 8). Carbondale: Southern Illinois University Press.

Ghiselin, B. (1954). The Creative Process. A Symposium. Berkeley: University of California Press.

Hausman, C. R. (1987). “Philosophical Perspectives on the Study of Creativity.” En Isaksen, S. (ed), Frontiers of Creativity Research: Beyond the Basics, (pp. 380-388). Buffalo: Bearly.

Hull, K. (1994). “Why Hanker after Logic: Mathematical Imagination, Creativity and Perception in Peirce’s Systematic Philosophy.” Transactions of the Charles S. Peirce Society, XXX (2), 271-295.

Peirce, C. S. (1931-58). Collected Papers, vols. 1-8, C. Hartshorne, P. Weiss y A. W. Burks (eds.). Cambridge: Harvard University Press. (CP) Como sempre, CP é seguido pelo volume e a numeração dos parágrafos.

Peirce, C. S. (1978). C. S. Peirce Papers, 32 rolos de microfilmes dos manuscritos conservados na biblioteca Houghton, Cambridge, Harvard University Library, Photographic Service. (MS)

Peirce, C. S. (1992). Reasoning and the Logic of Things. The Cambridge Conference Lectures of 1898, K. L. Ketner (ed.). Cambridge: Harvard University Press. (RLT)

Singer, J. L. (1999). “Imagination.” En Runko, M. A y Pritzker, S. R. (eds.), Encyclopedia of Creativity, pp. 13-26. San Diego: Academic Press.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-06

Como Citar

Barrena, S. (2019). Contribuições de Charles S. Peirce para o Pensamento Criativo. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(41). https://doi.org/10.22456/2179-8001.97217

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Semiótica