Premissas para um projeto expositivo eficiente por Herbert Bayer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.121955

Palavras-chave:

Design de exposições, História das exposições, Design, Espaço

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir com os estudos do design de exposições e campos correlatos ao apresentar e organizar as contribuições e propostas de Herbert Bayer (1900-1985) para espaços expositivos. Seus projetos expositivos desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos, assim como seus artigos publicados sobre o tema, propõem a construção de um espaço expositivo com unidade, mobilidade, prazer estético, vigor e economia, no qual todos os elementos constituintes estejam organizados a fim de comunicar a ideia proposta pela mostra de forma efetiva, isto é, de forma clara e sem ambiguidades visando o convencimento dos visitantes.

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Biografia do Autor

Marcelo Rafael de Carvalho, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, na linha de pesquisa história, teoria e crítica do design. Foi educador em inúmeras exposições em diferentes instituições culturais como: Mostra do Redescobrimento, MAB (Museu de Arte Brasileira) e MASP (Museu de Arte de São Paulo). Como supervisor do serviço educativo do MAB, assistente de coordenação do educativo do Instituto Cultural Itaú e coordenador da ação educativa da 26º Bienal de São Paulo, produziu materiais educativos, realizou formação e gestão de equipes. Foi docente nas disciplinas de Cultura Popular Brasileira no curso de Turismo no SENAC e Comunicação em Áudio Visual no Instituto Criar de Tv e Cinema. Instituto no qual também coordenou o Núcleo de Cultura e Expressão. Ministra cursos livres em história da arte, história das exposições e temas correlatos. Como curador concebeu a exposição 200 anos da Abertura dos Portos.

Mirtes Marins de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre e doutora em Educação: História e Filosofia. Docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE- -USP. Coeditou, com Lisette Lagnado, a publicação Marcelina (2008-2012). Curadora de: “contra o estado das coisas – anos 70”(2014); “Arte para todos! Liberação e Consu- mo”(2018) e “especular”(2018). Participou, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall. Escreveu em 2013 e 2014 para revistas Select e Afterall Online. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times”. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros!, Artsoul. Realizou, em 2019, a exposição “Comigo ninguém pode”, coletiva versando sobre a essencialização do feminino.

Referências

BAYER, Herbert. Aspects of Design of Exhibitions and Museums Curator 4:3, Jul 1961, p. 257-288

BAYER, Herbert. Fundamentals of Exhibition Design. PM 6:2, Dec 1939- Jan 1940, p. 17-25

BAYER, Herbert. 1935. Rumo a uma tipologia universal. O livro ideal. In: Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. 62-64.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2016.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Carvalho, M. R. de, & Oliveira, M. M. de. (2021). Premissas para um projeto expositivo eficiente por Herbert Bayer. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(46), 12. https://doi.org/10.22456/2179-8001.121955

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay

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