Arquiteturas expositivas: debates conceituais em tempos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.104586

Palavras-chave:

design de exposições, arquitetura, arquitetura da informação.

Resumo

A pandemia de COVID-19 impactou o que parecia ser valor diferencial das exposições: o contato com a materialidade de obras e documentos acessados pelo deslocamento do corpo dos visitantes no espaço físico, captando sonoridades, luminosidades, cheiros, fluxos e ritmos de percursos. O horizonte de isolamento social tirou de cena momentaneamente a exposição tradicional e estimulou a oferta de visitações aos espaços digitais como outra possibilidade de experiência no espaço físico ou da narrativa expositiva. O artigo pretende discutir semelhanças e distâncias entre essas diferentes arquiteturas para pensar os limites e o próprio conceito de exposição e curadoria em novo contexto.

Abstract
COVID-19 epidemic impacted what seems to be the differential value of the exhibitions: the contact with the materiality of works and documents ac-cessed by displacement of the visitors’ bodies in the physical space, captu-ring sounds, luminosities, smells, flows and rhythms routes. The horizon of so-cial isolation temporarily removed the traditional exhibition and stimulated institutions to offer visitors digital spaces as another possibility of experience in the physical space or of the exhibition narrative. The article intends to dis-cuss similarities and distances between these different architectures to think the limits and the concept of exhibition and curatorship in a new context.


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Biografia do Autor

Mirtes Marins de Oliveira, PPG-Design - Universidade Anhembi Morumbi

Mestre e doutora em Educação: História e Filosofia. É docente e pesquisadora na Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e Pós-Doutora pela FE-USP. Coeditou, com Lisette Lagnado, a publicação marcelina (2008-2012). Curadora de “contra o estado das coisas – anos 70”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2014, de “Arte para todos! Liberação e Consumo”(Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto) e “especular”, na Galeria Jaqueline Martins, em 2018. Participou, em 2015, do livro “Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998”, da coleção Exhibition Histories, da editora inglesa Afterall com texto sobre a recepção crítica da mostra.  Escreveu em 2013 e 2014 para revistas Select e Afterall Online. Organizou, com Fabio Cypriano, o livro “Histórias das Exposições: Casos Exemplares”, pela EDUC (2016). Autora de “The body and the opus as a witness of times” sobre o trabalho de Letícia Parente, publicado em Schor, Gabriele. The feminist avant-garde. Art of the 1970s. The SAMMLUNG VERBUND Collection. Vienna, 2017. Escreveu para revistas e plataformas Select, Arte Brasileiros!, Artsoul, entre outras. Realizou, em 2019, a exposição Comigo ninguém pode, coletiva versando sobre a essencialização do feminino, na Galeria Jaqueline Martins.

 

Luisa Angélica Paraguai, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Midia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Consultora Ad Hoc da CAPES e FAPESP. Reviewer da Leonardo Digital. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Produção e Pesquisa em Arte. Pesquisadora e artista nas interlocuções entre arte, design e tecnologia, investiga linguagens e materialidades, que operacionalizam experiências perceptivas. Possui graduação em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral no MediaLab/UFG.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Oliveira, M. M. de, & Paraguai, L. A. (2020). Arquiteturas expositivas: debates conceituais em tempos de crise. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.104586

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.