Notas sobre a História das Exposições no discurso curatorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.108103

Palavras-chave:

Discurso curatorial. História das Exposições. Estudos curatoriais. Lugar de fala. Cânones expositivos.

Resumo

O artigo discute como a crescente importância e a transformação das exposições desde os anos 1960 têm motivado um envolvimento mais profundo com sua própria história. Nesse sentido, o autor assinala a importância dos programas de estudos curatoriais estabelecidos desde os anos 1980, uma vez que são ambientes de treinamento prático e pesquisa histórico-teórica. Contudo, argumenta que os discursos sobre as exposições ainda são quase que exclusivamente enunciados pelos próprios curadores, que a partir de seu lugar de fala se colocam ao mesmo tempo como sujeito e objeto. Assim, ao figurarem como protagonistas da História das Exposições, os curadores acabam por criar novos cânones, resultando em possível padronização e homogeneização dos modelos expositivos.

 

Abstract

This article discusses how the growing importance and transformation of exhibitions since the 1960s have motivated a deeper involvement with their own history. In this sense, the author points out the relevance of curatorial study programs established since the 1980s, once they are environments for practical training and historical-theoretical research. However, he argues that discourses about exhibitions are still almost exclusively enunciated by curators themselves, who, from their speaker position, place themselves at the same time as subject and object. Thus, by appearing as protagonists in the History of Exhibitions, curators end up creating new canons, resulting in possible standardization and homogenization of exhibition models

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felix Vogel, Universidade de Basel

Curador freelance e pesquisador de história da arte, teoria da mídia e filosofia. Pós-doutorando e professor na Universidade de Basel. Seus interesses de pesquisa incluem a teoria e a história das exposições e da arte transcultural. Foi curador de exposições como a 4ª Bienal de Bucareste (2010).

 

Referências

ALTSHULER, Bruce. “A Canon of Exhibitions”. In: Manifesta Journal, No. 11, 2010/2012.

AUBART, François; DERIEUX, Florence (eds.). Harald Szeemann: Individual Methology. Zurich: JRP Ringier, 2007.

BEZZOLA, Tobia; KURZMEYER, Roman. Harald Szeemann: With by through because towards despite – Catalogue of All Exhibitions 1957-2005. Zurich: Voldemeer, 2007.

BIRNBAUM, Daniel. “The Archeology of Things to Come”. In: OBRIST, Hans-Ulrich. A Brief History of Curating. Zürich: JRP Ringier, 2008, p. 293-298.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. The New Spirit of Capitalism. London: Verso, 2007.

BOURRIAUD, Nicolas. Relational Aesthetics. Paris: Les presses du réel, Dijon, 2002.

GELSHORN, Julia. “Der Produzent als Autor. Künstlerische Theorie als kunsthistorische Herausforderung”. In: KRIEGER, Verena (ed.). Kunstgeschichte und Gegenwartskunst. Vom Nutzen und Nachteil der Zeitgenossenschaft. Cologne: Böhlau, 2008, pp. 193-211.

GRAW; Isabelle. “Reden bis zum Umfallen. Das Kunstgespräch im Zeichen des Kommunikationsimperativs”. In: DIERS, Michael; BLUNCK, Lars; OBRIST, Hans-Ulrich (eds.). Das Interview. Formen und Foren des Künstlergesprächs. Hamburg: Philo Fine Arts, 2013, p. 298.

JAHRAUS, Oliver. “Theorie theorie”. In: GRIZELJ, Mario; JAHRAUS, Oliver (eds.). Theorietheorie. Wider die Theoriemüdigkeit in den Geisteswissenschaften. Munique: Fink, 2011, pp. 17-39.

LIND, Maria. “The Curatorial”. In: WOOD, Brian Kuon (ed.). Selected Maria Lind Writing. Berlin: Sternberg Press, 2010.

KRAVAGNA, Christian. “Postkoloniale Ausstellungen im Kunstfeld”. In: ARGE schnittpunkt (ed.). Handbuch Ausstellungstheorie und-praxis. Cologne et al., 2013, p. 51-65).

MARCHART, Oliver. “The Curatorial Subject. The figure of the curator between individuality and collectivity”. In: Texte zur Kunst, No. 86, (22) 2012, pp. 29-41.

MYERS, Julian. “On the Value of a History of Exhibitions”. In: The Exhibitionist, No. 4, 2011.

MÜLLER, Hans-Joachim. Harald Szeemann: Ausstellungsmacher. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz, 2006.

OBRIST, Hans Ulrich. A Brief History of Curating. Zurich: JRP Ringier, 2011.

OKEKE-AGULU, Chika. “Art History and Globalization”. In: ELKINS, James (ed.). Is Art History Global?. New York and London: Routledge, 2007, pp. 202-207.

OSBORNE, Peter. Anywhere. Or Not At All. Philosophy of Contemporary Art. London: Verso, 2013.

RATTEMEYER, Christian. Exhibiting the New Art: ‘Op Losse Schroeven’ and ‘When Attitudes Become Form’ 1969. Cologne: König, 2010.

SHEIKH, Simon. “On the Standard of Standards, or, Curating and Canonization”. In: Manifesta Journal, No. 11, 2010/2012.

SCHWARTE, Ludger. “Politik des Ausstellens”. In: BERG, Karen van den; GUMBRECHT, Hans Ulrich (eds.). Politik des Zeigens. Munique: 2010, pp. 129-141.

VOGEL, Felix. “Autorschaft als Legitimation. Der Kurator als Autor und die Inszenierung von Autorschaft in ‘The Exhibitionist’”. In: KYORA, Sabine (ed.). Subjektform Autor? Autorschaftsinszenierungen als Praktiken der Subjektivierung. Bielefeld: transcript Verlag, 2014, pp. 157-176.

WETZEL, Michael. “Artefaktualitäten: Zum Verhältnis von Authentizität und Autorschaft”. In: KNALLER, Susanne; MÜLLER, Harro (eds.). Authentizität. Diskussion eines ästhetischen Begriffs. Munich: Fink, 2003, pp. 37-54.

ZIAJA, Luisa. “Ausstellungsgeschichten. Ansätze der Historisierung im Kunstfeld”. In: ARGE schnittpunkt (ed.). Handbuch Ausstellungstheorie und-praxis. Cologne et al., 2013, pp. 23-34.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Vogel, F. (2020). Notas sobre a História das Exposições no discurso curatorial. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.108103

Edição

Seção

DOSSIÊ: Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas.