Fotoperformance: atravessamentos entre corpo, arte e feminismo no contexto de distância social
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.106343Keywords:
Corpo feminino. Fotoperformance. Fotografia. Performance.Abstract
A partir da ideia de atravessamentos entre corpo, arte e feminismo o artigo aborda experimentos em fotoperformance no contexto de distância social devido a pandemia de COVID-19. Apresenta para isso uma contextualização histórica na qual são analisados trabalhos de mulheres artistas – VALIE EXPORT, Ana Mendieta e Letícia Parente – que foram referenciais para a reflexão sobre a performance imbricada à fotografia compondo a estrutura teórica das experimentações práticas e autorais em fotoperformance realizadas entre 2020 e 2021 no contexto da pandemia.
AbstractBased on the idea of crossings between body, art and feminism, the article addresses experiments in photoperformance in the context of social distance due to the COVID-19 pandemic. For this purpose, it presents a historical context in which works by women artists - VALIE EXPORT, Ana Mendieta and Letícia Parente - are analyzed, which were references for the reflection on the imbricated performance of photography, composing the theoretical structure of the practical experiments and authorship in photoperformance performed between 2020 and 2021 in the context of the pandemic
Downloads
References
SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k
BOURGEOIS, Caroline. Depoimento (0’35” - 1’36”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.). VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k
VALIE EXPORT. Depoimento (1’42”- 2’21”). IN: SAOULSKI, Nikolai (dir.).
VALIE EXPORT, Body Configurations. Salzburg: Galerie Thaddaeus Ropac, 2018, vídeo, duração 4’29”. Acessado em 20/12/2020. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k
BIONDI, Angie. “Três deslocamentos de imagem da violência sexual na fotoperformance de Ana Mendieta”. IN: MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; VIEIRA, Frederico. Imagens e alteridades [recurso eletrônico]. Belo Horizonte, MG: PPGCOM UFMG, 2019. pp.144-157.
SARZI, Regilene Ap. “O corpo em primeiro plano: uma análise do vídeo Marca Registrada de Letícia Parente”. Revista Nexi, PUC-SP, v. 3, p. 1-14, São Paulo, 2014. Acesso em: 23 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/nexi/article/view/3170.
GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. 2ª ed. São Paulo: Editora Annablume, 2005. 112 p.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. “Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty”. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148, agosto. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2008000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 fev. 2020.
VINHOSA, Luciano. “Fotoperformance - passos titubeantes de uma linguagem em emancipação”. In: Anais do 23º Encontro da ANPAP – “Ecossistemas Artísticos”, Belo Horizonte: 2014. (p. 2876 – p. 2885)
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.