A marca e o ato de impregnar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.80801

Palavras-chave:

Marca. Processos gráficos. Múltiplo. Paisagem. Gravura.

Resumo

Estuda a construção poética a partir da ideia de "marca" como um ato de impregnação. São apresentados relatos sobre processos gráficos resultantes de residências artísticas, nas quais foram desenvolvidas ações poéticas e documentais que relacionam a marca como uma forma de impregnação para aproximações com a paisagem em um território desconhecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina Somenzari Almozara, PUC-Campinas

Bacharel e Licenciada em Artes Plásticas (1989), Mestre em Artes (1997) e Doutora em Educação (2005) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora-pesquisadora da Faculdade de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas, onde desenvolve projeto de pesquisa com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp Processo 2017/17112-7).

Referências

ALMOZARA, P. C. S. “(Foto)gráfica”: Cotejamento, provocação e subterfúgio. Pós: Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p.28 - 40, maio, 2015.

ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BOURRIAUD, N. Pós-Produção, como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DICIO, Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br>. Acessado em: 17/08/2017.

OLIVEIRA, L. de. "O sentido de lugar". IN: MANDAROLA JR, E; HOLZER, W.; OLIVEIRA, L. Qual o lugar do espaço?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PATY, M. A ciência e as idas e voltas do senso comum. Sci.stud., São Paulo, v. 1, n. 1, p.9-26, Mar. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662003000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06/09/2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-31662003000100002.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Almozara, P. C. S. (2018). A marca e o ato de impregnar. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 23(38). https://doi.org/10.22456/2179-8001.80801