Fazer e Pensar: Uma experiência poética partir do descarte de sucatas no Meio Ambiente
DOI :
https://doi.org/10.22456/2179-8001.96549Mots-clés :
Descarte. Meio ambiente. Ressignificação do olhar. FotografiaRésumé
Neste trabalho faço uma reflexão acerca do descarte e suas implicações ao meio ambiente, com foco na sustentabilidade, buscando uma nova significação desse descarte pelo olhar da fotografia. O objetivo é sensibilizar pessoas através desse novo olhar fotográfico, no sentido de repensarem seus hábitos conscientes de consumo. Na elaboração deste trabalho buscarei observar alguns locais onde as matérias inservíveis são jogadas e utilizando o método cartográfico e da poiética pretendo estabelecer possibilidades de uma poética em artes visuais, fotografando esses materiais.
Abstract
In this work, focusing on sustainability through photography, I propose a reflection about the disposal and its implications to the environment, seeking its (re)meaning by the photographic look. To this end, it is possible to question how to signify by photographic gaze the discarded objects, in a poetics that transforms the insignificance given to discard in today’s society. The goal is to sensitize people to a new look, in the sense of thinking about conscious consumption habits. In the present elaboration, I photograph some places where unusable materials are played, using the cartographic method and the poetic to establish possibilities of a poetic in visual arts, by the exhibition of these items.
Téléchargements
Références
COUCHOT, Edmond. A Tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Tradução Sandra Rey. Porto Alegre, RS: Ed. UFRGS, 2003.
FONTENELLE, I. A. A resignificação da crise ambiental pela mídia de negócios: responsabilidade empresarial e redenção pelo consumo. Galáxia (São Paulo, Online), n. 26. 2013.
KASTRUP, Virgínia (orgs) Pistas do método da cartografia: Pesquisa intervenção e produção de subjetividade, Porto Alegre, Sulina, 2010.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2001.
MUNIZ, Vik, BUENO, Alexei. Lixo Extraordinário. Rio de Janeiro, RJ: Ed. G.Ermakoff, 2013.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o Castelo da Pureza. São Paulo, SP: Ed. Perspectiva, 2004.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em artes visuais. Porto Arte, Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UFRGS, n.13, v.7, 1996.
REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
http://bethccruz.blogspot.com/2009/04/as-obras-de-vik-muniz.html, acesso em 10 jul 2018.
https://www.portal.fae.ufmg.br/pensareducacao/portal/view/files/Marcel%20Duchamp.pdf, acesso em 15 jul 2018.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.