Prática artística e experiência humana

Autores

  • Luciano Vinhosa Simão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.44963

Palavras-chave:

Experiência estética. Participação. Teor humano.

Resumo

Neste artigo, argumento que a singularização do discurso artístico no século XV encorajou os filósofos, no século VXIII, a conceituarem sobre a experiência estética, tomando-a como um tipo diferenciado da experiência comum. A descrição dessa experiência como desinteressada e sem finalidade ocasionou a consolidação progressiva de uma arte autônoma, desembaraçada dos contratos sociais e que se refugiou nos museus. Estes desenvolveram seu espaço físico em conformidade a este pressuposto definitório. Ora, se, ao contrário, entendermos a experiência estética como uma qualquer experiência completa, como Dewey sustenta, nossa compreensão da arte e suas instituições será outra.

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Biografia do Autor

Luciano Vinhosa Simão, Universidade Federal Fluminense

Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Arte Programa de Pós-Graduaçnao em Estudos Contemporâneos das Artes

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Simão, L. V. (2017). Prática artística e experiência humana. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(36). https://doi.org/10.22456/2179-8001.44963

Edição

Seção

DOSSIÊ: Modos de abordagem da arte | DOSSIER: Modes of approach to art