Dimensões críticas da paisagem: Maria Graham e Claudia Hamerski

Autores

  • Diego Rafael Hasse Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Ferreira Veras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144842

Palavras-chave:

Maria Graham, Claudia Hamerski, Paisagem, Natureza, Anacronismo

Resumo

O foco deste artigo volta-se às paisagens da artista viajante oitocentista Maria Graham e daartista contemporânea Claudia Hamerski, observando suas dimensões críticas no que tange àrelação do homem com a natureza. A partir da noção de anacronismo histórico formulada por Didi-Huberman, o texto propõe um diálogo entre personagens que, em diferentes tempos e diferentes geografias, teriam manifestado preocupações semelhantes. A discussão afasta-se do viés historiográfico mais tradicional que liga a apreensão da paisagem e da flora ao registro de espaços e à catalogação botânica com intuitos meramente científico-mercantilistas. À vista disso, a partir das imagens e em seu cotejo com depoimento das artistas, a abordagem sugere que suas representações da natureza sejam tomadas como monumentos, o que, por sua vez,remeteria à ideia de inversão da lógica antropocêntrica.

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Biografia do Autor

Diego Rafael Hasse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre (2021) em Artes Visuais pelo PPGAV / UFRGS, área de concentração: História, Teoria e Crítica da Arte. Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). É membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos" e "Os apagamentos da memória na arte". Atua como pesquisador, curador e crítico de arte independente.

Eduardo Ferreira Veras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto de Artes da UFRGS, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e no Bacharelado em História da Arte. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq “Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos” e coordena o projeto de pesquisa “Arte e deslocamento: transversalidades no espaço e no tempo”. É vice-presidente do Comitê Brasileiro de História da Arte (gestão 2023-25).

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Hasse, D. R., & Ferreira Veras, E. (2024). Dimensões críticas da paisagem: Maria Graham e Claudia Hamerski. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(50). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144842

Edição

Seção

Dossiê: Arte e emergência climática

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