Brincando com a autoimagem: os travestismos na fotografia produzida por artistas nos anos 1960/1970

Auteurs-es

  • Juliana Gisi Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136204

Mots-clés :

Fotografia, Artes Visuais, Anos 1960/1970, Travestismo, Artista Gênio

Résumé

Apresento aqui uma reflexão que deriva de estudos meus anteriores sobre a fotografia produzida por artistas nos anos 1960/1970, focando no que chamo de travestismo, procedimento em que a/o artista cria ficções do eu a partir de uma caracterização mais ou menos explícita. Experimentações com a autoimagem, distensões identitárias que, de alguma forma, produzem também subjetividades e tocam em questões significativas tanto do mundo social – gênero e sexualidade, familiares, referências artísticas ou teóricas, estereótipos sociais e culturais – quanto artísticas, como a desestabilização da figura do artista gênio, tema que dialoga com outros questionamentos do período na quebra de convenções.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Juliana Gisi , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Juliana Gisi é graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2000), tem Especialização em História da Arte do Século XX, pela mesma instituição (2002). É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e doutora em Artes Visuais, na área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, Fotografia e Educação.

Références

ADES, Dawn. Duchamp’s Masquerades. In: CLARKE, Graham (Ed.). The Portrait in Photography. Reaktion Books: Londres, 1992. Pp. 94-114.

ALMEIDA, Juliana Gisi Martins de. Fotografia e Práticas Artísticas: os discursos dos artistas nos anos 1960 e 1970. Tese de Doutorado, UFRGS, 2013.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da Vida Moderna.Ed. Veja, Limitada: Lisboa, 1993

BUCHLOH, Benjamin H. D.. “Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions”. October, Vol. 55 (Winter, 1990), pp. 105-143 Published by: The MIT Press Stable URL: http://www.jstor.org/stable/778941 Acesso: 04/07/2009.

DUVE, Thierry de. Kant after Duchamp. Massachusetts: MIT Press, 1999.

FONTGALAND, Arthur & CORTEZ, Renata. 2015. "Manifesto ciborgue". In: Enciclopédia de Antropologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. Disponível em: http://ea.fflch.usp.br/obra/manifesto-ciborgue ISSN: 2676-038X (online) acesso 18/8/2022 Guerilla Girls < https://www.guerrillagirls.com> acesso 22/8/2022

GUTIERREZ, Martine. Entrevista: A trans latinx artist’s incredible high-fashion self-portraits. 2018. Disponível em https://www.vice.com/en/article/9kvaey/martine-gutierrez-trans-latinx-artist-indig enous-fashion-photography acesso 11/8/2022.

HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue – ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: https://cochabambahotel.noblogs.org/files/2017/03/Manifesto_Ciborgue.pdf acesso 18/8/2022

HUME, David. Do padrão do gosto. In: Hume – Vida e Obra. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

JAREMTCHUCK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Belo Horizonte: C / Arte, 2007.

LEE, Nikki S. In: Museum of Contemporary Photography, https://www.mocp.org/detail.php?type=related&kv=6722&t=objects acesso 16/8/2022

LIPPARD, Lucy R.. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972... California: University of California Press, 2001.

KELLEY, Mike. “Cross Gender / Cross Genre” In: PAJ: A Journal of Performance and Art, vol. 22, no 1 (Jan., 2000), pp. 1-9. The MIT Press on behalf of the Performing Arts Journal, Inc. < http://www.jstor.org/stable/3245906> acesso 9/5/2009.

SCHAEFFER, Jean-Marie. L’art de l’âge modern: l’esthétique et la philosophie de l’art du XVIIIe siècle à nos jours. Paris: Éditions Gallimard, 1992.

SMITH, Roberta. Art or Ad or What? It Caused a Lot of Fuss: “Lynda Benglis/Robert Morris: 1973-74” at Susan Inglett Gallery. 2009. Disponível em < https://www.nytimes.com/2009/07/25/arts/design/25benglis.html> acesso 10/8/2022.

SÜSSEKIND, Pedro. Greenberg, Danto e O Fim da Arte. Revista Kriterion. N. 55. Jun. 2014. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S0100-512X2014000100019> acesso 31/8/2022

VOGEL, Wendy. Twenty Years On, Nikki S. Lee’s Shapeshifting Art Provokes Debates About Cultural Appropiriation. In: Art in America. March 26, 2020. < https://www.artnews.com/art-in-america/features/nikki-s-lees-shapeshifting-art-c ultural-appropriation-1202682096/> acesso 19/8/2022.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-10-15

Comment citer

Gisi , J. (2023). Brincando com a autoimagem: os travestismos na fotografia produzida por artistas nos anos 1960/1970. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136204

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Catégories