Leonore Mau e Hubert Fichte no Brasil: alguns cruzamentos entre fotografia e texto no livro Explosão
DOI :
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136187Mots-clés :
Leonore Mau, Hubert Fichte, Fotografia, Ditadura Militar, EtnopoesiaRésumé
Este artigo propõe uma reflexão sobre a poética da fotógrafa Leonore Mau e sua parceria com Hubert Fichte, escritor e seu marido, nas décadas de 1970 e 1980, quando viveram no Brasil. O texto tem como eixo principal de análise as relações que o livro Explosão – Romance de Etnologia, de Fichte, apresenta no que concerne à fotografia de Mau. Tais elementos são centrais para que se defenda a produção fotográfica de Mau como um dos elementos importantes do livro de Fichte. Neste projeto criativo em que literatura e imagem se entrecruzam o casal de artistas alemães propõe, através da etnopoesia e das relações entre arte e vida, uma crítica politizada da ditadura civil-militar brasileira, assim como um peculiar panorama sobre o período.
Téléchargements
Références
ALCANTARA, Plácido. “A etnopoesia de Hubert Fichte”. In: Cadernos de Campo, USP, n. 1, 1991.
BADER, Wolfgang. “Dos espaços da marginalidade alemã ao universo das culturas afroamericanas”, in: FICHTE, Hubert. Etnopoesia. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOLLE, Willi. “Etnopoesia. Observações sobre a obra de Hubert Fichte”. In: Pandaemonium Germanicum, n. 31, p. 15-44, jan-jun, 1999.
CAMPANY, David. “Seguridad en la parálisis: algunas observaciones sobre los problemas de la “fotografia tardía”. In: GREEN, David (Ed.). ¿Que ha sido de la fotografia? Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.
DIDI-HUBERMAN. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, I. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017.
____. Pueblos expuestos, pueblos figurantes. Buenos Aires: Manantial, 2018.
DIEDERICHSEN, Diedrich. “Sexualidade, tortura, bi-continentalidade, resistência, teoria e heurística política na obra Geschichte der Empfindlichkeit (História da Sensibilidade) de Hubert Fichte”, palestra proferida em Lisboa no dia 26 de outubro de 2017, disponível em: Hubert Fichte: Love and Ethnology (projectfichte.org). Consulta realizada em 05/08/2023.
FICHTE, Hubert. “Uma úlcera cobre o país - Medo e miséria da República brasileira (Parte I)”, Traduzido do alemão por Evelyn Schüler, do texto original: “Hubert Fichte, Ein Geschwür bedeckt das Land. Furcht und Elend der brasilianischen Republik”. Der Spiegel, Nr. 5, 24.01.1972. In: Hubert Fichte: Love and Ethnology (projectfichte.org). Consulta realizada em 09/08/2023.
____. Ensaio sobre a puberdade. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
____. Etnopoesia. São Paulo: Brasiliense, 1987.
____. Hotel Garni – a história da sensibilidade. São Paulo: Brasiliense, 1989.
____. Explosão – romance de etnologia. São Paulo: Hedra, 2017a.
____. Um amor feliz. Lisboa: Edições Cotovia, 2017b.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FRIZOT, Michel. Nouvelle histoire de la photographie. Paris: Larousse, 2001.
GOMES, Flávio dos Santos; LAUREANO, Jaime & SCHWARCZ, Lília Moritz (Orgs.). Enciclopédia negra. São Paulo, Companhia das Letras, 2021.
LUGON, Olivier. Le style documentaire – D´August Sander à Walker Evans, 1920-1945. Paris: Éditions Macula, 2017.
MEDEIROS, José. Candomblé. São Paulo: Instituto Moreira Salles, s/d.
NAVES, Rodrigo “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, in: NAVES, Rodrigo. A forma difícil. São Paulo: Ática, 1996.
PAIVA, Alessandra Simões. A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, São Paulo: Editora Mireveja, 2022.
PELÚCIO, Larissa. “Histórias do cu do mundo: o que há de queer nas bordas?”, in: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Pensamento feminista hoje: sexualidades no sul global. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2002.
VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador: Fundação Pierre Verger, 2018.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Alexandre Santos 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.