A resistência contradiscursiva queer: imagens de corpos dissidentes na arte contemporânea

Autores

  • Alexandre Santos UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.145482

Palavras-chave:

teoria queer, arte contemporânea, fotografia, corpo, dispositivo de discurso.

Resumo

Este artigo aborda a questão queer, através de suas aproximações com a
história da fotografia e com a arte contemporânea, especialmente aquela que se apoia
no signo fotográfico. A partir do conceito de dispositivo em autores como Michel
Foucault e Giorgio Agamben, e da noção de regimes de verdade, trazida por John
Tagg, a fotografia e a arte são pensadas como produtoras de contradiscursos que
ameaçam as performatividades do corpo historicamente construídas. A análise
propõe, ainda, uma reflexão sobre os retrocessos sofridos por artistas ou instituições
quando levantam publicamente a questão dos corpos e desejos dissidentes no Brasil
dos últimos anos.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-29

Como Citar

Santos, A. (2025). A resistência contradiscursiva queer: imagens de corpos dissidentes na arte contemporânea. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(49). https://doi.org/10.22456/2179-8001.145482

Edição

Seção

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

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