Oscilações entre micro e macro-história na fotografia de André Penteado
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.98253Keywords:
André Penteado. Fotografia. Livro fotográfico. Memória. Arte contemporânea.Abstract
Este artigo aborda a reconstrução da memória através de dois livros fotográficos do artista paulistano André Penteado, respectivamente O Suicídio de meu pai (2007-2014) e Cabanagem (2015). Se no primeiro trabalho o artista propõe relações mais voltadas para o autobiográfico e o micronarrativo, no que concerne aos tabus sobre o suicídio e o sofrimento individual, no segundo, ele nos oferece uma discussão mais ampla sobre os elementos que ancoram os apagamentos históricos relacionados à violência e ao sofrimento coletivoDownloads
References
BRASSAÏ. Paris la nuit. Paris: Flammarion, 2011.
COLEMAN, A.D., “El método dirigido”, in: RIBALTA, Jorge (ed.). Efecto real: debates pós-modernos sobre fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 20ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
FRIZOT, Michel.” “Fotografia”, um destino cultural”, in: SANTOS, Alexandre & CARVALHO, Ana Maria Albani de. (orgs.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
LEMAGNY, Jean-Claude. L´ombre et le temps: essais sur la photographie comme art. Paris: Nathan, 1992.
PENTEADO, André. O suicídio de meu pai. São Paulo: Ed. do Autor, 2014.
PENTEADO, André. Cabanagem. São Paulo: Editora Madalena/Editora Terceiro Nome, 2015.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org/Editora 34, 2009.
SELIGMAN-SILVA. “Ficção e imagem, verdade e história: sobre a poética dos rastros”, in: GERALDO, Sheila Cabo (org.) Fronteiras: arte, imagem e história. Rio de Janeiro: Banco do Azougue, 2014.
SIGNORINI, Roberto. A arte do fotográfico: os limites da fotografia e a reflexão teórica nas décadas de 1980 e 1990. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2014.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAGG, John. El peso de la representación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.