A imagem impressa: uma questão indicial

Autores

  • Sandra Margarete Abello Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.93543

Palavras-chave:

Marcas. Indicial. Gravura.

Resumo

Este artigo é um apanhado de uma tese intitulada " A lógica do índice: a marca como uma estratégia artística”. A problemática central é identificar quais são os elementos presentes na experiência plástica e na investigação artística do tipo indicial (fotográfico e não fotográfico), que podem ser integrados aos planos dos estudos universitários do ensino da disciplina de Gravura. A metodologia a ser seguida foi a de investigação de Carl Ginzburg que encontra no paradigma indiciário as possibilidades de se investigar nas minúcias dos detalhes as reentrâncias do significado obscuro da pesquisa. A reflexão está entre a fotografia e a gravura como linguagens enriquecedoras e que podem aprofundar em uma maior transversalidade interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Sandra Margarete Abello, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora pelo Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes /Bilbao Universidade do País Vasco Espanha com reconhecimento efetuado pela USP. Pós-Graduação em Educação Fundamentada na Arte pela Sociedade Educacional Tuiuti – Curitiba Pr e Pós-Graduação em Arte Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc, Chapecó SC, 1995. Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e da  Unidade Central de Educação Faem (UCEFF) e, professora Educação Básica Ensino Médio, Colégio Energia.

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Arquivos adicionais

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Abello, S. M. (2019). A imagem impressa: uma questão indicial. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(41). https://doi.org/10.22456/2179-8001.93543

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay