Joseph Beuys e a memória do Holocausto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.106152

Palavras-chave:

Beuys, Joseph (1921-1986). Holocausto. História e memória. Trauma.

Resumo

Este artigo analisa o modo como a memória do Holocausto tem emergido na obra de Joseph Beuys (1921-1986) desde os anos 1950, integrando esta análise à leitura mais corrente de sua produção, centrada na mitologia que o próprio artista criou em torno dela. Para tanto, trabalhamos com a noção de trauma na obra tardia de Sigmund Freud e com alguns textos recentes tratando de políticas da memória e das artes visuais no período pós-1945, respectivamente do historiador Andreas Huyssen e do crítico da cultura Gene Ray.

 

Abstract

This article analyses how the Holocaust memory has emerged in Joseph Beuys’s work since the 1950’s, integrating this analysis into the most current reading of his production, centred on the mythology that the artist himself created around it. For such a purpose, we work with the notion of trauma in the late work of Sigmund Freud and with recent writings dealing with the politics of memory and Post-1945 visual arts, respectively by the historian Andreas Huyssen and the cultural critic Gene Ray.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Pontifícia UC/PR - PPGF

Psicanalista. Doutor em filosofia moderna e contemporânea pela USP (2010). Pesquisador do PPGF da PUCPR. Prêmio Jabuti (2013) com “Psiquismo e vida: A noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche” (2012). Tradutor de “O Mundo como Vontade e Representação: Complementos”, de Arthur Schopenhauer (2014), Prêmio Jabuti (2015). Coordenador do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF.

Luciana Lourenço Paes, Historiadora independente

Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2020), com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2017). Especialista em arte francesa do séc. XIX. Co-coordenou, em 2019, dentro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR, o grupo de estudos "Sexualidade e Morte na obra de Baudelaire e Delacroix" (1° semestre), depois "Spleen e Melancolia na obra de Baudelaire e Delacroix" (2° semestre).

Referências

ADORNO, Theodor; TIEDEMANN, Rolf (ed.) Can one live after Auschwitz? A philosophical reader. Standford: Standford University Press, 2003.

BECKETT, Samuel. Fim de partida. Trad.: Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

BORER, Alain; SCHIRMER, Lothar (ed.). Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

D'ALESSANDRO, Stephanie. History by degrees: the place of the past in Contemporary German Art. Art Institute of Chicago Museum Studies, Vol. 28, No. 1 (Negotiating History: German Art and the Past), 2002, pp. 66-81+110-111.

FAVERO, Ana Beatriz. A noção de trauma em psicanálise. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, 2009. Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0510403_09_Indice.html Acesso em julho de 2020.

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. In: ______. Obras completas (1917-1920). Vol. 14. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. E-book. [1920]

FREUD, Sigmund. O homem Moisés e a religião monoteísta. Trad.: Renato Zwick. Porto Alegre/São Paulo: L&PM Editores, 2014. E-book. (1939 [1934-38])

FREUD, Sigmund. Das Werk. Berlin: Heptagon Verlag, 2010. [Edição eletrônica em CD-R]

FREUD, Sigmund. Trad.: Luis López-Ballesteros y de Torres. Madrid: Biblioteca Nueva, 1996 [1914].

FONSECA, Eduardo Ribeiro da. Psiquismo e vida: sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche. Curitiba: Editora da UFPR, 2012.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2014.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2ª ed. Trad.: Valerio Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Trad.: Wanda Nogueira Caldeira Brant, [trad. das Teses] Jeanne-Marie Gagnebin, Marcos Lurz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

QUEMIN, Alain. Les stars de l'art contemporain: notoriété et consécration artistiques dans les arts visuels. Paris: CNRS Éditions, 2013.

RAY, Gene. Joseph Beuys and the after-Auschwitz sublime. In: Joseph Beuys: mapping the legacy. The John and Mable Ringling Museum of Art, Florida: 2001. (Catálogo de exposição)

RAY, Gene. Plight of the after: further notes on Cage, silence, Arman, Beuys, Adorno, Beckett, trauma, rememoration and negative presentation in Post-1945 Visual Art, 2013. Disponível em: http://scurvytunes.blogspot.com.br/2012/10/on-mattering-of-silence-and-avowal.html Acesso em julho de 2020.

ROTHBERG, Michael. After Adorno: Culture in the Wake of Catastrophe. New German Critique, No. 72 (Autumn, 1997), pp. 45-81.

SCHELLMANN, Jörg (ed.). Joseph Beuys: the multiples. Cambridge, Mass., Minneapolis, Munich/New York: Busch-Reisinger Museum, Walker Art Center, and Edition Schellmann, 1977.

FILMES

NOITE E NEBLINA. Nuit et Brouillard. Direção de Alain Resnais. Argos Films. França: (filmado em) 1955. Recife: Aurora, 2006. DVD (32 min.) color./p&b.

SITES (acesso em julho/2020)

Artfacts: http://www.artfacts.net/

Auschwitz-Birkenau Memorial and Museum: http://auschwitz.org/en/

Block Beuys, Landsmuseum Darmstadt: http://www.hlmd.de/de/museum/kunst-und-kulturgeschichte/block-beuys.html

Joseph Beuys: Actions, Vitrines, Environments (Tate Modern Exhibition, London): http://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/exhibition/joseph-beuys-actions-vitrines-environments

Kunstkompass: https://de.wikipedia.org/wiki/Kunstkompass

United States Holocaust Memorial Museum: https://www.ushmm.org/

Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-12

Como Citar

Fonseca, E. R. da, & Paes, L. L. (2021). Joseph Beuys e a memória do Holocausto. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.106152

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Trauma